21.4.11

11: Qual a sua lembrança favorita da Páscoa?





"Algumas coisas são explicadas pela ciência,
outras pela fé. 
A páscoa ou pessach é mais do que uma data, 
é mais do que ciência, é mais que fé, páscoa é amor.
Albert Einstein



Qual a sua lembrança favorita da Páscoa?



Semanas antes, eu adorava "construir" as cestas.
Nem sempre elas ficavam como eu esperava, mas não importava.
Gostoso mesmo era o ato de colocar a criatividade em prática e brincar.
Talvez seja assim que alguns de nossos pais e avós se sintam ao comentar que construíam seus próprios brinquedos (peões, bonecas, carrinhos, petecas...)



Tive um namorado espanhol e certa vez fui visitá-lo na época da Páscoa.
Levei muito chocolate do Brasil, coelho de pelúcia, presentes e uma bela cesta.
No domingo de Páscoa, antes que ele acordasse, preparei uma enorme e belíssima cesta com papel celofane, laço, tudo perfeito.
Fiz até mesmo pegadas imitando coelho usando talco, saindo da cama até chegar até a mesma, no outro cômodo. 



Eu esperava que ele fosse virar criança novamente; mas isso não aconteceu.
Ele é da região de Barcelona e lembro que ficou olhando sem entender nada.
Obviamente como um país essencialmente católico, celebram fortemente esta data, mas não como nós com esta história de "coelho" da Páscoa.
Além do mais, acho que nossos chocolates são doces demais para o paladar talvez "mais apurado" que eles tem.



Ele não havia comprado chocolate para mim, mas minha ex sogra me deu um enorme "urso de pelúcia" de chocolate, ela disse que se chamava Mona e que era uma tradição daquela região.
Fiquei com receio de comer, pois era tão lindo, parecia uma escultura.


Mona de chocolate

Prometo colocar a foto da minha mona aqui, assim que encontrá-la.
Os temas destas "esculturas" são os mais variados possíveis e variam também em tamanho.
Geralmente são maiores do que 20 centímetros, chegando em alguns casos a ter mais de 1 metro.



Vi muitas nas vitrines da Espanha e sul da França nesta época.
A Mona de Páscoa é um alimento típico da Espanha, principalmente das regiões de Aragão, Valência, Catalunha e de certas regiões da Múrcia. 
É um doce cuja degustação simboliza que a Quaresma e suas abstinências acabaram.
Mais exemplos de monas:




Antes de retornar eu experimentei um pedaço, pois não achei que ela chegaria inteira em Curitiba.
A minha "mona de pascua" como é chamada, era feita de chocolate amargo e somente nos dias de hoje meu paladar consegue saborear com prazer o sabor mais forte do cacau, com menos açúcar.



Atualmente gosto bastante de chocolate meio amargo e amargo, especialmente para fazer sobremesas mais requintadas.
Segue uma receita que é uma das minhas favoritas, chama-se Gâteau festivo de chocolate e cereja (ver imagem abaixo).
Fiz esta sobremesa no natal e foi um sucesso.
Encontrei o vídeo explicativo da receita aqui na internet, segue: 
http://comunidade.bemsimples.com/cozinha/w/cozinha/g-226-teau-festivo-de-chocolate-e-cereja.aspx



Retornando à sessão nostalgia...
Durante boa parte da minha infância e adolescência, no domingo de Páscoa, reuníamos a família dos sete filhos do Sr Ludovico Karasinski (meu avô paterno) em União da Vitória, no Paraná.
Cada filho vinha de uma cidade diferente e era sempre uma grande festa.
Muitas crianças, muita conversa, muita alegria e muita comida!
Meu avô fazia um xixo (espetinho) maravilhoso!



Quando somos crianças não imaginamos a relevância destes momentos.
Infelizmente estes encontros que costumavam unir a família, não acontecem mais desde quando eu tinha uns 20 anos, logo em seguida ele faleceu.

Eu e meus primos na casa do meu avô em União da Vitória
Estou de shorts branco

Este ano é a minha primeira páscoa sem meu amado papai (Lêonidas Karasinski) e sem meu maravilhoso tio (Osni Karasinski).
Mas não estou lamentando, pois acredito que existe algo além da matéria que sobrevive à morte do corpo físico.
Acredito ainda que se existe paraíso, é lá que minha família está.
Ganhei muitos anjos protetores nos últimos anos e sinto claramente a presença deles.


Conforme comentei anteriormente, adoro reunir amigos e familiares.
Gosto de gente! Família grande em casa! 
Era assim na minha infância: quatro filhos, meus pais, minha avó e embora houvesse uma grande rotatividade, sempre tínhamos uma ajudante que morava conosco e que acabava fazendo parte da família também.



Gosto de viver no presente e olhar pra frente.
Porém não posso negar que as famílias atuais, geralmente formadas apenas pelo casal ou poucos filhos, me fazem sentir falta dos tempos em que reuníamos apenas duas famílias e tínhamos facilmente quase uma dezena de crianças brincando.



Tive uma casinha de bonecas que meu pai mandou construir pra mim.
Dentro haviam diversos móveis em miniatura.
Muitas vezes pessoas que passavam pela rua tocavam a campainha e pediam para ver ou tirar fotos, pois queriam copiá-la.
Era mesmo muito bem feita.
Será que isso ainda existe hoje?


 Nas janelas, eu e meu irmão mais novo Carlos (Tchuca)

Neste ano, tomei a decisão de voltar a reunir a família.
Por isso, depois de mais de uma década vamos nos encontrar no próximo final de semana logo após a Páscoa, desta vez não mais em União da Vitória e sim em Castro, no Paraná.




Neste reencontro, um dos meus tios fará comida mexicana.
Adoro!


Excepcionalmente o reencontro não ocorrerá nesta Páscoa porque minha mãe e irmã foram conhecer o Machu Pichu.

Elas estão amando.
Espero que se divirtam muito e que eu tenha histórias interessantes para compartilhar aqui.


Esta foto foi tirada ontem por elas, acabaram de me enviar pelo skype. Não é lindo?

Bem...
Por hoje é só.
Até amanhã!



"Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte.
Páscoa é renascimento, é recomeço, é uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. 
Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos
mais um pouquinho e vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem." 
Autor desconhecido


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)