"Tentei alfabetizar as crianças, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria, não consegui. Mas eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro
“Pessoas que marcam...”
Oscar, nas olímpiadas de 96
Um GRANDE amigo meu (Rogério) me mostrou um vídeo no youtube que tem esta música como tema. Ele vem acompanhado de lindas imagens (Ayrton Senna, Michael Jordan, cenas do filme “Homens de Honra” e outros), difícil não se emocionar. Colocarei o link para este vídeo no final desta postagem, pois vale a pena.Mas você deve estar se perguntando quem é a pessoa que me marcou, continue e eu comentarei sobre ela em seguida.
"Contamos histórias para educar, divertir e tornar mais amplas nossas possibilidades de amar, construir e viver. Isso é próprio do gênero humano."
Tamlyn Tomita
Lembro perfeitamente da minha professora da pré escola, a quem carinhosamente chamávamos de “Tia Meme”. Não sei o seu nome completo, mas sei que era uma mulher maravilhosa, querida, simpática e que lecionou por muitas décadas. Acabou virando uma "lenda" em minha cidade natal (Guarapuava, PR).
Jamais esquecerei o dia em que a conheci. Não sei se ela se recordava como o “destino nos aproximou”, mas esses tempos enviei uma cópia deste texto para ela, então agora ela sabe.
"O analfabeto do século XXI não será aquele que não conseguir ler ou escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, no fim, aprender de novo."
Alvin Toffler
Meus pais tinham uma forte amizade que já durava décadas com um casal de amigos e uma das filhas deste casal tinha a mesma idade que eu e era a minha melhor amiga (Francine).
Éramos vizinhos, nossos pais trabalhavam juntos e nossas mães eram inseparáveis, então eu e a Francine acabamos ficando também. Estávamos sempre juntas, na escola, nas aulas de piano, ballet, natação, no clube, etc.
Jean Piaget
Considerado o maior expoente do estudo
do desenvolvimento cognitivo.
Esta foto foi tirada 2 anos antes no Jardim da Tia Maria Tereza
Meu irmão Marcos, meu irmão Carlos (Tchuca) e eu.
Segue a música que a tia Janete me fez recordar:
Cirandeiro - Edu Lobo
Ó cirandeiro, ó cirandeiro, ó
A pedra do teu anel
Brilha mais do que o sol
A ciranda de estrelas
Caminhando pelo céu
É o luar da lua cheia
É o farol de Santarém
Não é lua nem estrela
É saudade clareando
Nos olhinhos de meu bem
...
Levou muitos anos para eu achar algum professor interessante novamente, mas ninguém a ultrapassou até hoje. Uma linda e forte amizade surgiu entre nossas mães e a "Tia Marília". Até hoje a sua família faz parte das nossas vidas.
Tudo o que ela cozinha é delicioso. Ela tem um jeito de Rei Midas e tudo o que ela cozinha "vira ouro". Hoje ela mora em NYC com a filha Erika.
Eu, minha mãe, tia Marília e a Erika
Restaurante brasileiro em NYC, Dezembro de 2010
Sobremesas que a Tia Marília preparou para nos receber num jantar em NYC
Casa da Erika, dezembro de 2010.
Nem vou dizer como foi o cardápio do jantar. Só sei que minha mãe comenta que nunca comeu algo tão saboroso. Concordo! Espero poder retribuir em breve...
Voltando ao passado...
Em 1982, no inverno de aproximadamente 0 graus em Guarapuava, meus pais viajaram para Manaus e eu fiquei com meus irmãos, minha vó e a nossa ajudante em casa. Então fui na casa da tia Marília brincar com a Erika e a Francine. Resolvemos ir na Lágoa das Lágrimas. É um gostoso parque e também um ponto turístico. Queríamos andar de patins. Emprestei o patins do André (irmão da Erika). Numa descida enorme eu estava muito acelerada, tinha uma pedrinha no chão, eu freei bruscamente e caí.
Este é exatamente igual ao par de patins que ganhei de natal em 2007
Só usei 3 vezes. Alguém topa andar comigo numa sessão nostalgia?
A Erika me perguntou:
- Você está machucada?
Filha de médico é isso mesmo, ela queria me tratar. Eu respondi que meu braço não parecia normal. Por estar muito frio, eu vestia MUITA roupa e não dava pra ver meu braço. Ela me levou na casa dela, me deu uma xícara e comentou:
- Meu pai me ensinou que se você conseguir segurar esta xícara, seu braço não está quebrado.
Mesmo com muita dor, eu segurei, então eu fiquei aliviada pois aceitei aquele diagnóstico como sendo infalível.
- O que é isso? Seu braço está roxo e o dobro do tamanho, o que aconteceu?
Ai... ai... ai... Lá fui eu ao hospital, meu braço estava quebrado. Lembro do Dr. Décio, outro médico amigo da família dizer em tom meio bravo:
- Estava cicatrizando incorretamente. Está quebrado, você não percebeu? Não estava sentindo dor? - Respondi:
- Sim, dói muito, mas dá pra aguentar...
Nos anos seguintes a tia Marília retornou ao Rio de Janeiro e nós passamos diversos verões na casa dela no Rio de Janeiro (capital) e também em Muriqui (litoral do Rio de Janeiro), onde a família dela tinha uma casa deliciosa para passar as férias de verão.
Muriqui, Rio de Janeiro
Por que você não olha pra mim? oh oh
Me diz o que é que eu tenho de mais oh oh
Por que você não olha pra mim?
Por trás destas lentes tem um cara legal...
Eu queria ir, mas meus pais não deixaram. O André foi com o Gustavo, a Anelita e outros.
A Erika foi tocar o tema do Rock in Rio no piano, foi o mais próximo que eu cheguei do show.
Lembro dos sucos maravilhosos, sorvetes, dos bolos de cremogema da Tia Marília, do passeio na Quinta da Boa Vista, da "praia da Batatinha" em que o André carregava a minha irmã Marcele nos ombros naquele caminho do trilho do trem...
Aquela varanda enorme e deliciosa em Muriqui, as redes que todo mundo queria deitar naqueles verões de quase 40 graus, as deliciosas mangas de Mangaratiba, o pessoal que passava na rua vendendo quebra-queixo e cocadas diversas (leite condensado, abacaxi, ameixa, maracujá, doce de leite...) Que delícia!!!
Atualmente ela se aposentou e virou uma “cidadã do mundo”, está meio dividida entre Guarapuava, Rio e Nova Yorque.
Marília mulher, esposa, mãe, filha, amiga, avó, profissional, eu te admiro muito!
E ao ler esta mensagem saiba que não foi apenas a minha vida que você transformou, provavelmente existem muitas “Marcias” por aí...
Se todos fossem iguais a você
Que maravilha viver
Uma canção pelo ar
Uma mulher a cantar
Uma cidade a cantar
A sorrir, a cantar, a pedir
A beleza de amar
Como o sol
Como a flor, como a luz
Amar sem mentir, nem sofrer
Existiria verdade
Verdade que ninguém vê
Se todos fossem no mundo
Iguais a você...
Outro dia relembrarei mais fatos e pessoas que marcaram a minha vida.
Agora, te dedico esta mensagem:
"Se eu pudesse deixar algum presente a você,
deixaria aceso o sentimento de amor à vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo o que nos foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos,
como sinais para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para você, se pudesse,
o respeito aquilo que é indispensável:
além do pão, o trabalho e a ação.
E, quando tudo mais faltasse,
para você eu deixaria, se pudesse, um grande segredo:
O de buscar no interior de si mesmo
a resposta para encontrar a saída."
Mahatma Ghandi
Conforme prometi, segue o link do vídeo com a música Reach (Gloria Stefan).
Eu o considero muito inspirador... O início das imagens está ruim, mas logo melhora:
Eu o considero muito inspirador... O início das imagens está ruim, mas logo melhora:
Vale a pena -> http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=8YutsH-0c4g
Caso não abra clicando no link acima, copie e cole em seu navegador.
Está com legendas em português, mas se quiser cantar junto, segue a letra em inglês:
Reach - Gloria Estefan
Some dreams live on in time forever
those dreams, you want with all your heart
and I'll do whatever it takes
follow through with the promise I made
put it all on the line
what I hoped for at last would be mine
{Chorus}
If I could reach, higher
Just for one moment touch the sky
From that one moment in my life
I’m gonna be stronger
Know that I’ve tried my very best
I’d put my spirit to the test
If I could reach
Some days are meant to be remembered,
those days we rise above the stars
So I’ll go, the distance this time
Seeing more the higher I climb
That the more I believe
All the more that this dream will be mine
If I could reach, higher
Just for one moment touch the sky
From that one moment in my life
I’m gonna be stronger
Know that I’ve tried my very best
I’d put my spirit to the test
If I could reach…
If I could reach, higher…










































Marcia... que delicia lembrar disso tudo... tempo maravilhoso que vivemos juntas..
ResponderExcluirMiss you e PARABENS!
Beijos
Erika
Amiga...
ResponderExcluirTempo maravilhoso com certeza!
É apenas isso que a gente leva dessa vida, né?
Que possamos ter muito mais momentos como estes.
Um beijo carinhoso,
Marcia
"Sua riqueza encontra-se onde estão seus amigos."
Plauto.
Olá Marcia..adorei seu Blog...se puder acesse o meu para críticas.
ResponderExcluirUm abraço.
Eduardo Rodrigues
http://tomejeitonavida.blogspot.com/
Parabéns...