10.5.11

30: Seu EU Sagrado



“Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, vale apenas por um único momento: aquele em que o homem compreende de uma vez por todas quem é.”
Jorge Luís Borges



Olá!
Ontem conversei com dois amigões meus e ambos estavam com algumas crises existenciais. Nessas horas parece que nosso ego esmaga nosso eu verdadeiro e só conseguimos sentir uma certa tristeza, melancolia, desânimo. 
Às vezes também me sinto assim e este sentimento é natural e até mesmo necessário, pois assim podemos comparar o que é estar realmente em harmonia com nosso "Eu Sagrado". 
Segue uma "história" para ilustrar:




O Espírito e o Ego


Imagine esta cena abaixo.
Dois bebês estão no útero, confinados às paredes do ventre da mãe, conversando. Para facilitar a compreensão, chamaremos estes gêmeos de Ego e Espírito.



Espírito diz ao Ego:
- Sei que você vai achar isto difícil de admitir, mas acredito verdadeiramente que há vida após o nascimento.
Ego responde:
Não seja ridículo. Olhe à sua volta. Isto é tudo que existe. Por que é que você tem de ficar pensando sempre em algo para além desta realidade? Aceite o seu destino na vida. Esqueça tudo o que diz respeito a essa bobagem de vida-após-o-nascimento.



Espírito acalma-se por alguns instantes, mas sua voz interior não lhe permite ficar calado por muito tempo.
- Ego, agora não fique bravo, mas tenho algo mais a dizer. Eu também acredito que existe Mãe.



- Mãe! – Ego dá gargalhadas. – Como é que você pode falar uma coisa dessa? Você nunca viu uma Mãe. Por que é que você não pode admitir que isto aqui é tudo que existe? A idéia de existir uma Mãe é maluquice. Você está aqui sozinho comigo. Esta é a sua realidade. Agora segure esse cordão. Vá para o seu canto e pare de ser tão bobo. Acredite em mim, não há Mãe alguma.



Espírito interrompe a contragosto a conversa com Ego, mas seu desassossego logo prevalece.
- Ego – ele suplica -, por favor, ouça sem rejeitar a minha idéia. Seja como for, eu penso que aquelas pressões constantes que nós dois sentimos, aqueles movimentos que tanto nos incomodam às vezes, essa contínua acomodação e esse enclausuramento todo que parece verificar-se à medida que crescemos, está nos preparando para um lugar de luz resplandescente, que experimentaremos muito em breve.



- Agora vejo que você está absolutamente doido – responde Ego. 
- Tudo o que você conheceu até agora é escuridão. Jamais viu luz. Como pode sequer cogitar tal idéia? Esses movimentos e pressões que você sente são a sua realidade. Você é um ser físico, singular e separado. Esta é a sua jornada. Escuridão, pressões e uma sensação de enclausuramento são a vida em si. Você terá de enfrentar isso enquanto viver. Agora pegue seu cordão e, por favor, fique em silêncio. 



Espírito relaxa por alguns momentos, mas finalmente não pode mais conter-se: 
- Ego, tenho só mais uma coisa a lhe dizer, e depois não o aborrecerei de novo.
- Então fale logo – responde Ego, impacientemente.



- Acredito que todas essas pressões e todo esse desconforto não apenas nos conduzirão a uma nova luz celestial, como também creio que, ao experimentá-la, encontraremos a Mãe frente a frente e conheceremos um êxtase que suplantará tudo o que até agora experimentamos.



- Você está doido mesmo, Espírito. Agora tenho realmente certeza disso!
História  de  Henri  J.  M.  Nouwen


Este texto faz parte da introdução de mais um de meus livros favoritos: "Seu EU Sagrado", do autor Dr. Wayne W. Dyer.


Com que frequência você tem a sensação de que seu ego toma conta de você e seu sentimento é de vingança, frustração, inveja, tristeza, medo, dor, depressão, raiva, decepção ou ansiedade?
Talvez o livro possa ajudá-lo.



Ele está organizado em 4 pressupostos:


1) Você é sagrado, e no intuito de compreender isso, deve transcender o velho sistema de crenças que adotou;
2) Você é um ser divino destinado a conhecer seu Eu sagrado por meio do domínio das chaves da consciência superior.
3) Seu Eu sagrado pode triunfar sobre as suas identidades egoísticas e ser a força dominante em sua vida;
4) Você pode irradiar esta consciência para além dos seus limites e atingir todos no nosso planeta.



Gostou da pequena introdução deste livro?
Outro dia escreverei mais sobre ele.
Se você puder ficar com apenas uma mensagem hoje, que seja esta: Você é um ser sagrado e perfeito, exatamente como é, por esta razão você é energia, é Amor, é Deus e está em Deus!



Para finalizar, seguem alguns pensamentos que gosto:


“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas sobrevive.”
Oscar Wilde

“Se, apesar de tudo, os homens não conseguem fazer com que toda a história tenha significado, eles podem sempre agir de uma maneira que faça suas vidas terem um.” 
Albert Camus

“O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.”
François Rabelais

“Uma das melhores coisas na vida são as maravilhosas surpresas que nos reserva.” 
Marlo Thomas

“Eu estou sempre renascendo. Cada nova manhã é o momento de recomeçar a viver. Há 80 anos eu começo meu dia da mesma maneira - e isso não significa uma rotina mecânica, mas sim algo essencial para a minha felicidade.”  
Pablo Casals

“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.”
Oliver Wendell Holmes

“O que dá sentido à vida é mais importante que a própria vida!”
Autor desconhecido


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)