“Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, vale apenas por um único momento: aquele em que o homem compreende de uma vez por todas quem é.”
Jorge Luís Borges
Ontem conversei com dois amigões meus e ambos estavam com algumas crises existenciais. Nessas horas parece que nosso ego esmaga nosso eu verdadeiro e só conseguimos sentir uma certa tristeza, melancolia, desânimo.
Às vezes também me sinto assim e este sentimento é natural e até mesmo necessário, pois assim podemos comparar o que é estar realmente em harmonia com nosso "Eu Sagrado".
Segue uma "história" para ilustrar:
O Espírito e o Ego
Imagine esta cena abaixo.
Dois bebês estão no útero, confinados às paredes do ventre da mãe, conversando. Para facilitar a compreensão, chamaremos estes gêmeos de Ego e Espírito.
- Sei que você vai achar isto difícil de admitir, mas acredito verdadeiramente que há vida após o nascimento.
Ego responde:
Não seja ridículo. Olhe à sua volta. Isto é tudo que existe. Por que é que você tem de ficar pensando sempre em algo para além desta realidade? Aceite o seu destino na vida. Esqueça tudo o que diz respeito a essa bobagem de vida-após-o-nascimento.
- Ego, agora não fique bravo, mas tenho algo mais a dizer. Eu também acredito que existe Mãe.
- Ego – ele suplica -, por favor, ouça sem rejeitar a minha idéia. Seja como for, eu penso que aquelas pressões constantes que nós dois sentimos, aqueles movimentos que tanto nos incomodam às vezes, essa contínua acomodação e esse enclausuramento todo que parece verificar-se à medida que crescemos, está nos preparando para um lugar de luz resplandescente, que experimentaremos muito em breve.
- Tudo o que você conheceu até agora é escuridão. Jamais viu luz. Como pode sequer cogitar tal idéia? Esses movimentos e pressões que você sente são a sua realidade. Você é um ser físico, singular e separado. Esta é a sua jornada. Escuridão, pressões e uma sensação de enclausuramento são a vida em si. Você terá de enfrentar isso enquanto viver. Agora pegue seu cordão e, por favor, fique em silêncio.
- Ego, tenho só mais uma coisa a lhe dizer, e depois não o aborrecerei de novo.
- Então fale logo – responde Ego, impacientemente.
História de Henri J. M. Nouwen
Este texto faz parte da introdução de mais um de meus livros favoritos: "Seu EU Sagrado", do autor Dr. Wayne W. Dyer.
Talvez o livro possa ajudá-lo.
Ele está organizado em 4 pressupostos:
1) Você é sagrado, e no intuito de compreender isso, deve transcender o velho sistema de crenças que adotou;
2) Você é um ser divino destinado a conhecer seu Eu sagrado por meio do domínio das chaves da consciência superior.
3) Seu Eu sagrado pode triunfar sobre as suas identidades egoísticas e ser a força dominante em sua vida;
4) Você pode irradiar esta consciência para além dos seus limites e atingir todos no nosso planeta.
Outro dia escreverei mais sobre ele.
Se você puder ficar com apenas uma mensagem hoje, que seja esta: Você é um ser sagrado e perfeito, exatamente como é, por esta razão você é energia, é Amor, é Deus e está em Deus!
“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas sobrevive.”
Oscar Wilde
“Se, apesar de tudo, os homens não conseguem fazer com que toda a história tenha significado, eles podem sempre agir de uma maneira que faça suas vidas terem um.”
Albert Camus
“O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.”
François Rabelais
“Uma das melhores coisas na vida são as maravilhosas surpresas que nos reserva.”
Marlo Thomas
“Eu estou sempre renascendo. Cada nova manhã é o momento de recomeçar a viver. Há 80 anos eu começo meu dia da mesma maneira - e isso não significa uma rotina mecânica, mas sim algo essencial para a minha felicidade.”
Pablo Casals
“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.”
Oliver Wendell Holmes
“O que dá sentido à vida é mais importante que a própria vida!”
Autor desconhecido
...















Ola
ResponderExcluirEstou interessado neste livro, tenho tentado mandar vir do Brasil mas nao da.
Estou no Canada, tenho a versao Inglesa mas gostaria a versao Portuguesa. Eu pago.
Por favor ajude
Obrigado