14.5.11

33: Criando um projeto de vida



"Ser ou não ser: eis a questão."
(William Shakespeare)




Olá!
Esta é a minha 33a. publicação e eu gostaria de dizer que gosto muito deste número, então quero dedicar uma atenção especial à este dia.
Antes de terminar, já sinto que está será uma das minhas publicações favoritas. 



Acima escrevi "Ser ou não ser: eis a questão". Então pergunto: você tem sido a pessoa que gostaria de ser? Há algo importante em sua vida que gostaria de realizar? Como estão seus planos? O que você planeja para este ano? E para o ano que vem? Daqui 5, 10, 20, 30, 50 anos? O que mais deseja realizar nesta vida? Quantas vezes parou para refletir sobre isso?



Estou participando de um curso que nos conduz a criar um projeto de vida. Ontem tirei um tempo para rever o meu. Embora seja algo bastante particular, vou compartilhar alguns dos meus planos.



Mas você poderia estar me perguntando, como criar um "projeto de vida?" Por onde começar? Acredite, é bem mais simples do que você imagina.



Primeiro fiz um brainstorming, ou seja, deixei todas as ideias fluírem sem parar, tudo o que me vinha à cabeça eu escrevia. Pensei em tudo que gostaria de realizar ainda este ano e nos próximos anos.



O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.




"As palavras são pequenas formas no maravilhoso caos que é o mundo. Formas que focalizam e prendem ideias, que afiam os pensamentos, que conseguem pintar aquarelas de percepção."
(Diane Ackerman)



Em seguida, dividi o projeto em 9 áreas: pessoal, física, relacionamento, lazer, social, familiar, profissional, financeira e espiritual.
Depois peguei todas as ideias e as coloquei nas suas respectivas áreas. Para cada item, descrevi porque eu queria que aquilo se realizasse, qual seria o meu ganho com isso, porque isso é importante pra mim. Porque isso me faria feliz, qual o sentido maior por detrás deste desejo.



"Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois, não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi."
(Mário de Andrade)



Em seguida descrevi alguns passos necessários para chegar lá, para cada ideia, de cada área.
Criei mais algumas colunas e coloquei a data prevista para conclusão e a data de realização, para depois poder comparar quando realizei meus planos.


E por último, mas não menos importante, retornei para cada plano e repensei a maneira como eu o descrevi. Aprendi quão importante é o poder da palavra pensada, sentida e registrada. Voltei para verificar se a maneira como descrevi a minha ideia demonstrava o quanto eu estava direcionando-a para a sua realização, ou não.



Citarei um exemplo muito familiar para algumas pessoas, o plano "emagrecer". Mas se você é alguém que se identificou com este desejo, gostaria que também lesse a minha 5a. publicação (Quando a ansiedade bate à porta), para que compreenda que não sou a favor de dietas e muito menos desta loucura em busca de um corpo sarado.


Citei este exemplo apenas para poder demonstrar certos aspectos interessantes por detrás de nossas ideias.
Retornando ao desejo: "emagrecer", este pode ser descrito de diversas maneiras:


1) Eu preciso perder peso;
2) Eu quero perder peso;
3) Eu estou perdendo peso;
4) Emagrecerei;
5) Eu já emagreci;
6) Eu estou em processo de chegar ao meu peso ideal de... pois tenho controle sobre a minha mente, meu corpo e minha vida. Deus me guia e me orienta em tudo.


Qual destas descrições acima você prefere?



Uma dica: a palavra perder é ruim, pois para o subconsciente este verbo está sempre associado a uma necessidade de querer ganhar de volta aquilo que se "perdeu", para evitar prejuízo. Muitas pessoas fazem regimes e dizem que perderam peso, depois em seguida recuperam o peso e mais alguns kilos. O uso da palavra emagrecer neste caso pode ser um pouco mais adequado, pois a "perda" não é tão evidente.



1) Eu preciso perder peso: 
Esta afirmação pode refletir uma profunda insatisfação com seu aspecto físico ou uma necessidade em virtude de uma doença ou risco para a sua saúde. Em todos os casos, o fato da pessoa achar que precisa emagrecer, não significa que isso irá acontecer, apenas que a pessoa está ciente deste fato. Talvez a ideia tenha vindo de outra pessoa. É claro que alguém pode emagrecer utilizando esta ideia como ponto de partida, mas creio que existam outras ainda mais adequadas. 


2) Eu quero perder peso:
Talvez esta afirmação seja um pouco melhor do que a anterior, pois é algo que a pessoa está desejando que aconteça, é uma escolha. Mas eu repito, será que este é um desejo realmente necessário? Cuidado com os padrões irreais de beleza. E novamente: Emagrecer é melhor do que "perder peso".


3) Eu estou perdendo peso:
Se esta afirmação for verdadeira, não há o que mudar. A pessoa estará apenas reafirmando algo que já está acontecendo. Mas se não for verdade ainda, a pessoa precisará usar de sua fé para crer em algo que ainda não está se manifestando e sua racionalidade poderá impedir que isso aconteça. Então, na dúvida, melhor usar outra afirmação para que a pessoa não se contradiga em pensamento/vibração. Repito: Emagrecer é melhor do que "perder peso".


4) Emagrecerei:
Os verbos no futuro indicam uma ação que começará a ocorrer depois, então não coloca a pessoa numa vibração tão forte para que a ideia já comece a ganhar força no momento presente. Quantas pessoas dizem querer começar algum projeto somente na segunda-feira? Ou no mês que vem? No ano que vem? Estes projetos podem não se concretizar, é melhor tentar trazê-los ao presente, mesmo que de início seja apenas um desejo no presente e as etapas sejam realizadas mais tarde.


5) Eu já emagreci:
Se esta afirmação fosse verdadeira, não seria um plano, seria um fato já ocorrido, então por que registrá-lo? Se você estiver tentando utulizar o poder da palavra com muita fé para dizer ao universo que mesmo ainda não vendo a sua manifestação, este fato já ocorreu, isso pode ser algo positivo, desde que você tenha muita força e consiga visualizar com facilidade o resultado final como concretizado, sem dúvida. Mas repito, só use o verbo no passado se a sua convicção for muito forte. Porque na maioria dos casos, aparece uma "voz" para lhe dizer que isso não aconteceu ainda. Geralmente é melhor evitar o otimismo exagerado.


6) Eu estou em processo de chegar ao meu peso ideal de... pois tenho controle sobre a minha mente, meu corpo e minha vida. Deus me guia e me orienta em tudo.
Creio que este pensamento possa ser o mais adequado, pois o VERBO SER/ESTAR possui uma incrível força criadora. Você está dando uma ordem ao universo de que aquela ideia já está em movimento, já está em fase de concretização. E quando entregamos nosso desejo à Deus com a tranquilidade de que ele se realizará, tudo torna-se possível.


JO 1:14 - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós...
Gen 1:3 - O mundo foi feito por intermédio da Palavra/verbo. 




EU... (DIZER SEU NOME) ESTOU EM PROCESSO DE... e descrever as suas ideias.
Pare um pouco e pense, o que você quer?


Que tal alguns exemplos/sugestões? E aceitarei as suas! :)


ESTOU EM PROCESSO DE... estar mais em comunhão com Deus. (PARA SENTIR MAIS FORTEMENTE SEU DEUS INTERIOR, SUA CONEXÃO COM A FONTE CRIADORA DE TUDO).



ESTOU EM PROCESSO DE... me aceitar exatamente como sou, pois sou a personificação de alguns aspectos de Deus. Por isso cada ser é único e perfeito como é. (PARA EVITAR COMPARAÇÕES E AUMENTAR A AUTOESTIMA)



ESTOU EM PROCESSO DE... respirar mais ar puro, pois onde quer que eu esteja, recebo a força vivificadora de Deus em forma de oxigênio e me sinto preenchido(a) por ela. (PARA PARAR DE FUMAR.) Eu não fumo, só estou dando um exemplo que gosto! Aliás, vários exemplos...



IMPORTANTE: Você pode incluir outras pessoas em seu projeto de vida, então poderia escrever assim:


XXX (Citar o nome) ESTÁ EM PROCESSO DE... respirar mais ar puro, pois recebe a força vivificadora de Deus em forma de oxigênio e se sente preenchido(a) por ela. (PARA OUTRA PESSOA PARAR DE FUMAR.)



ESTOU EM PROCESSO DE... abençoar todos os meus alimentos, recebo a força vivificadora de Deus em forma de alimento. (PARA EMAGRECER, RECUPERAR A SAÚDE, OU PERDER O MEDO DE ENGORDAR.)



ESTOU EM PROCESSO DE... manifestar a vida perfeita de Deus em meu corpo físico, por isso agradeço à cada uma das minhas células. Elas se renovam a cada momento e eu me sinto cada vez mais jovem e saudável. (PARA A CURA DE ALGUMA DOENÇA). Se você estiver tomando alguma medicação, poderá incluir: EU AGRADEÇO A ESTE MEDICAMENTO, POIS JUNTO COM ELE, ESTOU ACELERANDO A MINHA CURA, ELE É UM PRESENTE DE DEUS. JÁ ESTOU ME SENTINDO MELHOR. 



ESTOU EM PROCESSO DE... realizar alguma atividade voluntária que possa beneficiar o maior número de pessoas. 



ESTOU EM PROCESSO DE... aceitar com gratidão TUDO o que aconteceu na minha vida até hoje, pois estou  compreendendo a razão de todos os fatos e pessoas do passado. (PARA PERDOAR E ENCONTRAR O SENTIDO MAIOR POR DETRÁS DE CERTOS ACONTECIMENTOS.) Para saber se você realmente perdoou e aceitou o seu passado, olhe para trás e não deseje que ele tivesse sido diferente.



ESTOU EM PROCESSO DE... contribuir mais em relação aos temas do meio ambiente e sustentabilidade.



ESTOU EM PROCESSO DE... visualizar um presente e futuro brilhantes para mim e para todos ao meu redor.



ESTOU EM PROCESSO DE... me conscientizar de minha natureza divina, sagrada, búdica. Também visualizo a natureza divina de todas as outras pessoas. Todos somos um só ser em Deus. (PARA SE REVERENCIAR E AOS OUTROS COMO FILHOS(AS) DE DEUS!)



ESTOU EM PROCESSO DE... agradecer sinceramente e frequentemente aos meus pais e aos meus antepassados pela minha vida. (MUITAS RELIGIÕES E FILOSOFIAS PREGAM A IDEIA DE QUE VOCÊ ESCOLHEU ESTA FAMÍLIA, ENTÃO POR QUE NÃO AGRADECER O FATO DE QUE ELES ACEITARAM SER SEU VEÍCULO DE CHEGADA NESTA VIDA?)



ESTOU EM PROCESSO DE... me conscientizar da minha natureza divina, sagrada, búdica, imaculada e de fazer desta afirmação uma crença permanente e transformadora. Aceito ainda transmitir esta bela "verdade" ao maior número possível de pessoas.



ESTOU EM PROCESSO DE... me conscientizar que pecado, inferno e mal não existem, pois Deus não os criou, são apenas projeções mentais de mentes em ilusão e em desconexão com a fonte perfeita: DEUS. (PARA ELIMINAR A IDEIA TÃO FORTEMENTE GRAVADA EM SEU SUBCONSCIENTE DE QUE PODE SER UM PECADOR E PRECISA PAGAR PRO ALGO QUE FEZ.)



ESTOU EM PROCESSO DE... visualizar a perfeição na minha vida e no mundo. (PARA PARAR DE RECLAMAR, OU CRITICAR E COMEÇAR A ENXERGAR AS COISAS BOAS/BELAS. PARA SENTIR PAZ.)



ESTOU EM PROCESSO DE... aceitar incondicionalmente o meu (minha) companheiro de vida como um presente de Deus pra mim. (PARA PASSAR A REVERENCIAR SEU ATUAL PARCEIRO, OU O QUE ESTÁ POR VIR COM SENTIMENTO PURO, DE AMOR VERDADEIRO.) Eu e ele(a) somos um só ser em Deus!



ESTOU EM PROCESSO DE... trabalhar para fazer feliz o maior número de pessoas, fazendo aquilo que mais gosto. Deus está me guiando. (ESTA É A MANEIRA MAIS RÁPIDA DE SE CONECTAR COM DEUS E RECEBER A PROVISÃO INFINITA EM SEU TRABALHO.)



ESTOU EM PROCESSO DE... viajar nacional e internacionalmente, a lazer e/ou a trabalho. Eu me abro para o novo, para o belo e para a prosperidade que sei que mereço. 



ESTOU EM PROCESSO DE... aprender o(s) idioma(s) XXX pois sei que tenho capacidade infinita.



ESTOU EM PROCESSO DE... ter meu novo automóvel modelo x, cor x, ano x. (ESCREVA TER PORQUE PODE SER QUE ELE VENHA ATÉ A VOCÊ COMO UM PRESENTE OU O PRÊMIO DE UM SORTEIO, NÃO NECESSARIAMENTE VOCÊ NECESSITARÁ COMPRÁ-LO.)



ESTOU EM PROCESSO DE... viver mais no AGORA, sentindo que tudo vai ocorrer da melhor maneira e no melhor momento, então posso descansar nos braços do meu Criador e aguardar com paz e alegria. Aceito todos os fatos e as mudanças, pois sei que tudo é para meu bem maior, confio que o desfecho será sempre positivo. (PARA EVITAR PREOCUPAÇÕES DESNECESSÁRIAS E ANSIEDADE E ACEITAR TODOS OS FATOS.)



ESTOU EM PROCESSO DE... ter meu novo lar, no endereço x, da cor, x, tamanho x. (DESCREVER AO MÁXIMO COMO É A CASA DOS SEUS SONHOS.) E o mesmo vale para o plano acima, VOCÊ PODERÁ GANHÁ-LA, então não escreva comprar.)



ESTOU EM PROCESSO DE... aprender a receber todas as dádivas de Deus. (ISSO INCLUI ELOGIOS, PROMOÇÕES, CARINHO, PRESENTES, PRÊMIOS, AMOR, FELICIDADE, PERDÃO, TUDO... ESTE PLANO REQUER AUTOESTIMA E A CONSCIENTIZAÇÃO DE QUE TUDO O QUE VOCÊ DESEJA É O QUE DEUS DESEJA PRA VOCÊ E JÁ TE DEU, ACEITE RECEBER, POIS VOCÊ TEM ESTE DIREITO ASSEGURADO POR DEUS.) Uma dica: na minha 15a. publicação neste blog escrevi sobre: "É melhor dar ou receber algo?" Vale a pena ler, pois foi retirado do livro "Os segredos da mente milionária". 



ESTOU EM PROCESSO DE... elogiar mais as pessoas, pois consigo identificar cada vez com mais facilidade as suas partes positivas, pois o mundo é reflexo de meu estado mental e das minhas vibrações. (LEI DA ATRAÇÃO, O QUE PENSO, SINTO, ATRAIO E CRIO, TUDO É REFLEXO MEU.)



ESTOU EM PROCESSO DE... correr uma maratona. (ESTE É UM PROJETO MEU QUE SURGIU APÓS O MEU PAI TER FALECIDO DE COMPLICAÇÕES DE DIABETES, ONDE TEVE QUE AMPUTAR O PÉ ESQUERDO.) Tenho muita gratidão pelo meu corpo e sinto uma alegria infinita em poder andar/correr.


ESTOU EM PROCESSO DE... realizar o curso X (AQUI VOCÊ PODE DESCREVER UM CURSO QUALQUER, SEJA DE TRICÔ, AVIAÇÃO, PÓS GRADUAÇÃO, GASTRONOMIA, ARTESANATO, FOTOGRAFIA, MERGULHO SUBMARINO, ESPERANTO, DIREÇÃO, MODELO, MEDITAÇÃO, POESIA, ENFIM... QUALQUER CURSO).



ESTOU EM PROCESSO DE... reencontrar amigos e colegas do passado. (ESTE É UM DOS MEUS PROJETOS PARA ESTE ANO, POIS DESEJO ESTAR MAIS EM CONTATO COM MUITAS PESSOAS QUERIDAS QUE UM DIA TIVE O PRAZER DE CONHECER. A INTERNET É UMA GRANDE FACILITADORA PARA CONTACTAR AS PESSOAS MAS VOU ME ENCONTRAR PESSOALMENTE.)



ESTOU EM PROCESSO DE... ler no mínimo 1 livro por mês que faça a diferença em minha vida. Ou ver um filme ou documentário. (QUALQUER ÁREA.)



ESTOU EM PROCESSO DE... acordar e ir dormir com uma oração. (NOSSO SUBCONSCIENTE CONTINUA TRABALHANDO APÓS PEGARMOS NO SONO E O ÚLTIMO PENSAMENTO, ACABA SENDO O PENSAMENTO DOMINANTE DURANTE TODA A NOITE, POR ISSO JAMAIS DEVEMOS DORMIR COM A TV LIGADA, ESPECIALMENTE EM PROGRAMAS VIOLENTOS, TRISTES, DRAMÁTICOS.)



ESTOU EM PROCESSO DE... respeitar o meu ritmo. Nem sempre terei dias maravilhosos, mas manterei a fé e a força, pois sei que a vida é cíclica e estou em processo de evolução, mesmo que sem sempre sinta os resultados. Rir e chorar é natural. (VOCÊ PRECISA SER MAIS TOLERANTE CONSIGO MESMO, GERALMENTE TEMOS NÍVEIS DE EXIGÊNCIA IRRACIONAIS, ISSO É NEGATIVO E NOS DESESTIMULA. FAÇA UM CADERNO DE ELOGIOS PARA VOCÊ E PERCEBA O QUANTO JÁ EVOLUIU.)



ESTOU EM PROCESSO DE... fazer as pazes com todas as ideias incorretas que recebi sobre Deus, dinheiro, alimentos, relacionamentos, ... enfim, sobre tudo.
Estou me conscientizando de que tudo terá o sentido que eu der a eles, por isso o Universo inteiro é meu amigo e tudo está dando certo pra mim. (PARA PURIFICAR SEU SUBCONSCIENTE DAS IDEIAS NEGATIVAS QUE PODERIAM ESTAR AUTOSABOTANDO VOCÊ.)
...


Enfim, foi um processo delicioso, pois é como um mapa do tesouro que estamos criando, sendo que a riqueza é a nossa felicidade. E esta não estará presente apenas após a conclusão de todos os objetivos, o que importa é se descobrir, se desafiar e sair da zona de conforto para criar coisas novas e ir em busca de seus sonhos. 


A trajetória é a própria felicidade disfarçada de caminho. Saber o que se quer é o primeiro e mais importante passo, depois dê o segundo passo e... BOA SORTE!





"Siga sua felicidade, e o universo vai abrir portas para você onde só havia paredes "
(Joseph Campbell)



3 comentários:

  1. outra técnica interessante de afirmação é dizer a afirmação em forma de pergunta, pois o subconsciente foi feito para responder perguntas.. vi isso num blog, exemplo:
    - porque estou me aceitando mais a cada dia?
    - porque estou a cada dia mais magra?
    isso faz teu subconsciente procurar justificativas para a pergunta, gravando a idéia principal.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,

    Estou aprendendo muito com você! :)
    Já estou em processo de usar a sua dica. hehehe
    Beijos,

    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Excelente aplicação! Muito obg por esses minutos inspiradores de leitura. Um abraço ;)

    ResponderExcluir

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)