"Estar cheio de vida é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade."
(Alexander Lowen)
Olá!
Hoje tive um dia muito agradável, acordei mais tarde, almocei com a minha mãezinha, comi uma saborosa feijoada e depois? Duas horas de academia, mesmo neste dia frio. Admiro o meu amor, ele dorme muito menos do que eu e nunca reclama de estar com sono ou preguiça de sair cedo da cama, principalmente no frio ou no final de semana. Sou uma pessoa muito mais filosófica, adoro ficar quieta, na cama, lendo e refletindo sobre a vida. Ele é um homem de ação, quase não para. Talvez por isso a gente combine tão bem. Acho que a gente se equilibra.
"O homem nasceu para duas coisas:
pensar e agir."
(Aristóteles)
"Um corpo sem inteligência não ama.
Um corpo sem saúde não desfruta do amor.
Um gênio sem amor não tem saúde espiritual.
Diante disso tudo, devemos a cada instante procurar a companhia das três virtudes, mesmo que alcancemos uma a uma."
(Paulo Baleki)
"A vida não merece que a gente se preocupe tanto."
(Madame Curie)
"Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?
Confúcio
Soneto de aniversário
Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.
Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.
Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.
E eu te direi: amiga minha, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.
Vinícius de Moraes
"A morte e o nascimento são dois limites, e algo de semelhante está oculto por trás de cada um dos dois."
(Leon Tolstoi)
Comentei na publicação anterior algo que gostaria de reiterar: planejamos tudo isso visando nossa evolução espiritual e nossa felicidade, pois não vemos a vida com os olhos do mundo materialista, nossa visão seria mais grandiosa e por esta razão, tudo nos parece perfeito para o que desejamos experimentar nesta vida!
"O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição."
(Aristóteles)
| "O nascimento não é um ato: é um processo." (Erich Fromm) |
Quem decidir nos julgar pela idade ou aparência estará perdendo a chance de "conhecer" a mulher total, madura, feliz e experiente. Independente do sexo, devemos nos orgulhar de cada segundo, pois a vida é um presente de Deus e se estamos aqui é porque temos algo para experimentar e acrescentar. O que você acha?
"Uma vida não questionada não merece ser vivida."
(Platão)
"A única vida real é a que vivemos agora."
(Gasparetto)
Feliz Aniversário - Revista Bons Fluidos
Um ano. Doze meses. Trezentos e sessenta e cinco dias. Final de um ciclo e começo de outro. Nesta data querida é impossível não contemplar o período que passou e fazer projetos para o futuro. Essa é a alma do ritual de comemorar os aniversários, que em todas as partes do mundo, sejam os homenageados tenros bebês, sejam experientes velhinhos, sempre remetem ao momento do nascimento, ao sublime milagre da vida.
Repleto de significados, na festa de aniversário cada objeto ou guloseima tem papel especial. A chama da velinha acesa sobre o bolo se destaca. Segundo a astrologia, o aniversário simboliza uma volta completa do sol em torno da Terra, iniciada no dia, mês, ano e hora do nascimento de algo ou alguém: "Soprar a velinha significa reverenciar a centelha do sol que iluminou o trajeto e trará luz para começar um novo ciclo", explica o astrólogo Antonio Harres, o Bola, do Rio de Janeiro.
"A cera, o pavio de barbante, o fogo e o ar que se unem na chama ardente, móvel e colorida, são eles próprios uma síntese dos elementos da natureza. Símbolo da vida ascendente, a vela é a alma dos aniversários. Tantas velas, tantos anos e tantas etapas no caminho da perfeição e da felicidade. Apagá-las de um único sopro manifesta persistência da vida superior a tudo aquilo que já foi vivido", explica poeticamente o Dicionário dos Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (ed. José Olympio).
O bolo e os doces relacionam-se ao elemento terra e à vivacidade das sensações. Evocam a doçura da vida para o novo período e a superação de todas as mágoas do passado. Já os balões trazem o toque da alegria infantil e estão associados ao elemento ar, ao valor cósmico da vida. Segundo o mesmo livro, o ar instiga a alçar vôo. É a via de ligação entre céu e terra.
Para completar, presentes escolhidos com carinho para o aniversariante são a prova duradoura da inauguração de um novo ciclo. Esse hábito é muito antigo e, originalmente, servia para atrair a proteção dos deuses e dos reis para que a abundância e a prosperidade abençoassem o homenageado.
"Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência, da sua fé."
George Sand
Jeitos de celebrar
O aniversário ganha contornos solenes no Japão. Particularmente o de 40 anos porque o célebre mestre Confúcio dizia: "Aos 40 anos, já não me desviava do caminho."
Na Espanha, muitos católicos trocam a data do aniversário para o mesmo dia do santo de devoção. Assim, um devoto de são João festeja seu nascimento no dia 24 de junho. Esse costume foi adotado pelo escritor carioca Paulo Coelho há quinze anos. Ele comemora seu aniversário no dia 19 de março, dia de são José, seu protetor.
Para os indianos, os aniversários não são comemorados todos os anos no mesmo dia, pois eles seguem o calendário lunar. Quem nasceu durante a lua nova de agosto ficará mais velho sempre nessa fase lunar desse mesmo mês. Na Índia, o nascimento é uma oportunidade de auto-realização e, por isso, deve ser celebrado.
A especialista em astrologia védica Bernadeth Pombo, do Rio de Janeiro, resgata o significado dessa festa, válido também para os ocidentais: "Todos nós questionamos quem somos, de onde viemos, para onde vamos, o que estamos fazendo aqui. Segundo as escrituras sagradas indianas, nascer é ter chance de responder a essas questões e evoluir".
Texto: Liliane Oraggio
Reportagem: Nelson Liano Jr.
Descobrindo a origem do significado do aniversário
Em relação à etimologia da palavra aniversário, ela vem do latim anniversarius, que significa o que volta todos os anos ou o que acontece todos os anos. Quanto ao costume de comemorar o dia do nascimento de alguém, segundo estudiosos, tal prática teve início em Roma: “Esta solenidade, que se renovava todos os anos, era festejada sob os auspícios do Gênio que se invocava como a divindade que presidia ao nascimento das pessoas. Costumavam erguer um altar sobre a relva e o cercavam com ervas e plantas sagradas. Junto desses altares as famílias ricas imolavam um cordeiro”*
O nosso conhecido bolo de aniversário, por sua vez, originou-se na antiga Grécia, quando se homenageavam, no sexto dia de cada mês, à deusa Ártemis. Tal festa era realizada com um bolo cheio de velas que simbolizavam a claridade da Lua que se espalhava à noite sobre a Terra.
*Dicionário da Mitologia Latina. Spalding, Tassilo Orpheu. Editora Culturix. São Paulo, 1972 – p. 159).
"Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve sempre ser uma liberdade."
Robert Brasillach"
Seja qual for a data do seu aniversário...
PARABÉNS PRA VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA."
Mas...
O que seu aniversário significa para você?
PARABÉNS PRA VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA."
Mas...
O que seu aniversário significa para você?
Espero que você se parabenize por ter aceito o desafio de nascer e por continuar aqui, pois a vida é maravilhosa e viver vale a pena!















"Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve sempre ser uma liberdade." this is really true. I love my every age now :)thank you
ResponderExcluir"Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve sempre ser uma liberdade." This is really true. I love my every age now.. thank you ;)
ResponderExcluir