4.6.11

55: Reflexões do livro "A cabana"



"Esta história deve ser lida como se fosse uma oração, a melhor forma de oração, cheia de ternura, amor, transparência e surpresas.
Se você tiver que escolher apenas um livro de ficção para ler este ano, leia A cabana."
Michael W. Smith


Olá!
Outro dia muito agradável! E adivinhe???
Mais um de meus livros favoritos. Sim, são tantos... 
Porém, decidi comentar sobre este livro hoje porque a mensagem é muito poderosa e embora eu esteja muito bem utlimamente, ele já me serviu para refletir em momentos bem dolorosos e me trouxe algumas respostas que fazem sentido e são originais. Acho que a maioria das pessoas já passou por alguma grande tragédia ou melhor, desafio (ou talvez vai passar) e para compreender melhor os fatos e onde está Deus nestas horas, este livro pode trazer algumas importantes revelações para você. 

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."
(Platão)

Na verdade creio que a reflexão que ele tenta responder com grande excelência é: "Por que este fato foi acontecer comigo? O que fiz para merecê-lo? O que poderia ter feito para evitá-lo? Onde Você (Deus) estava neste hora?" 
Apesar de ser uma ficção, eu gosto da maior parte das respostas, algumas tocaram profundamente o meu coração e me fizeram ver um Deus muito belo, justo e "moderno". Se você pretende lê-lo, NÃO continue a ler esta publicação, ok?


Durante uma viagem em um fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada. Há evidências de que ela foi brutalmente assassinada em uma cabana abandonada. Após quatro anos vivendo muito triste, causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um bilhete estranho, que teria sido escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.

Carta de Deus

Apesar de desconfiado, ele vai ao local do crime em uma tarde de inverno e adentra passo a passo no cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.
O livro A Cabana levanta um questionamento: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?


Seguem abaixo algumas reflexões do livro, mas você só poderá realmente compreendê-las ao inseri-las no contexto do livro. Não comentarei mais sobre os personagens, para não estragar a surpresa. Se ainda não leu, leia e depois comente, ok? Indico mesmo!





"Há ocasiões em que optamos por acreditar em algo que normalmente seria considerado absolutamente irracional. Isso não significa que seja mesmo irracional, mas certamente não é racional. Talvez exista a supra-racionalidade: a razão além das definições normais dos fatos ou da lógica baseada em dados. Algo que só faz sentido se você puder ver uma imagem maior da realidade. Talvez seja aí que a fé se encaixe."

"- Na verdade é bem simples. O ser sempre transcede a aparência. Assim que você começa a descobrir o ser que há por trás de um rosto muito bonito ou muito feio, de acordo com seus conceitos e preconceitos, as aparências superficiais somem até simplesmente não importarem mais. (...)"

"- A escuridão esconde o verdadeiro tamanho dos medos, das mentiras e dos arrependimentos - explicou Jesus. - A verdade é que eles são mais sombra do que realidade, por isso parecem maiores no escuro. Quando a luz brilha nos lugares onde eles vivem no seu interior, você começa a ver o que são realmente."

" (...) Cada relacionamento entre duas pessoas é único. Por isso você não pode amar duas pessoas da mesma maneira. Simplesmente não é possível. Você ama cada pessoa de modo diferente por ela ser quem ela é e pela especificidade do que ela recebe de você. E quanto mais vocês se conhecem, mais ricas são as cores desse relacionamento."

"Por que criar plantas venenosas?
sua pergunta parte do principio de que o veneno é algo ruim, uma coisa sem propósito. Muitas das supostas plantas ruins, como esta, contêm propriedades incriveis de curar ou são necessárias para criar maravilhas magníficas quando combinadas com outros elementos. Os humanos apressam-se em declarar que algo é bom ou ruim sem saber de fato."

“…Não é da natureza do amor forçar um relacionamento, mas é da natureza do amor abrir o caminho…
…Muitos acreditam que é o amor que cresce, mas é o conhecimento que cresce, e o amor simplesmente se expande para contê-lo…”

 …”A confiança é fruto de um relacionamento em que você sabe que é amado. Como não sabe que eu o amo, não pode confiar em mim”…


…”E gastei uma quantidade gigantesca de energia e preocupação temendo o que determinei que era mau”…

…”E você não precisa de mim para criar sua lista do que é bom ou ruim. Mas, precisa de mim, se tiverem qualquer desejo de parar com essa ânsia tão insana de independência”…

…”Você deve desistir de seu direito de decidir o que é bom ou ruim e escolher viver apenas em mim. É um comprimido difícil de engolir. Para isso você deve me conhecer o bastante, a ponto de confiar em mim e aprender a se entregar à minha bondade inerente”…

…”eu crio um bem incrível a partir de tragédias indescritíveis, mas isso não significa que as orquestre. Nunca pense que o fato de eu usar algo para um bem maior significa que eu o provoquei ou que preciso dele para realizar meus propósitos. Essa crença só vai levá-lo a idéias falsas a meu respeito. A graça não depende da existência do sofrimento, mas onde há sofrimento você encontrará a graça de inúmeras maneiras”…

…”As mentiras são uma pequena fortaleza onde você pode se sentir seguro e poderoso. Dentro de sua pequena fortaleza de mentiras você tenta governar sua vida e manipular os outros. Mas a fortaleza precisa de muros, por isso você constrói alguns. Os muros são as justificativas para suas mentiras. Você sabe, como se estivesse fazendo isso para proteger alguém que você ama ou para impedir que essa pessoa sinta dor”…

…”As pessoas são persistentes quando se trata de garantir sua independência imaginária. Elas acumulam e guardam a doença como se fosse um bem precioso. Encontram sua identidade e seu valor na mutilação e os guardam com cada grama de força de possuem. Não é de espantar que a graça seja tão pouco atraente. Nesse sentido você tentou trancar a porta do seu coração por dentro”…

…”O paradigmas dão força às percepções e as percepções dão força às emoções”…

…”A religião usa a lei para ganhar força e controlar as pessoas de que precisa sobreviver. Eu, ao contrário, dou a capacidade de reagir e sua reação é livre para amar e servir em todas as situações”…

…”perdoar é entregá-lo a mim e permitir que eu o redima”…

…”perdoar não significa esquecer, significa soltar a garganta da outra pessoa”…

…”A maioria de nós tem suas próprias tristezas, sonhos partidos e corações feridos, cada um viveu perdas únicas, nossa própria cabana”…





Para finalizar, veja este belíssimo vídeo inspirado nas mensagens do livro: http://www.youtube.com/watch?v=oTsIWndN1T8&feature=player_embedded#at=74



"O que reside atrás de nós e o que reside à nossa frente são de minúscula importância comparados ao que reside dentro de nós."
(Oliver Wendell Holmes)

...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)