7.6.11

58: Você acredita nos seus sonhos?





"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos"

Olá!
Tenho repensado meus sonhos e projetos para o futuro todos os dias. Pois às vezes acho que posso ter ideias ainda melhores e que façam a diferença na vida das pessoas, não apenas na minha. Hoje me senti inspirada e renovada pelo espírito de uma mulher muito maravilhosa, uma africana chamada Tererai Trent.

Tererai Trent, no programa de TV Oprah Show

Eu a revi no programa da apresentadora norte americana Oprah Winfrey, que após 25 anos de carreira considera esta mulher como a pessoa mais marcante dentre todas as que já conheceu e isso inclui políticos, líderes mundiais, artistas entre outros. Por esta razão, a chamou novamente agora em 2011 para homenageá-la.

Exemplos de grandes líderes

Mas o que tem esta mulher de tão especial? Algo muito simples, acreditar no "impossível", só isso! Ela decidiu sonhar grande mesmo quando todo o universo parecia "conspirar contra" e conquistou todos os seus sonhos. Lindo, não? Veja abaixo um resumo da sua trajetória e espero do fundo do coração que você se sinta inspirado(a) também.

Sonhe grande, viva com sabedoria

Tererai Trent nasceu na zona rural do Zimbabwe. Ela não tinha acesso à agua encanada e nem a eletricidade e não tinha muita esperança no futuro. Nesta região do país, os meninos podiam estudar, mas ela estava proibida, era a regra da sua aldeia. Além de não poder frequentar as escolas, as meninas eram obrigadas a se casar muito jovens. 

Seu vilarejo, no Zimbabwe

Ansiosa por conhecimento, ela aprendeu a ler e a escrever sozinha pois pegava emprestado os livros do irmão. Chegou a fazer secretamente as tarefas de casa dele. Até que uma professora descobriu e implorou a seu pai que a deixasse estudar.

Tererai visitando a sua aldeia.

Ela frequentou a escola por apenas dois semestres, até que foi obrigada a se casar quando tinha apenas 11 anos. Aos 18, ela já tinha 3 filhos e apanhava todos os dias do marido, que não aceitava a ideia de que ela queria estudar e "crescer" na vida. 



Em 1991, Tererai estava com 20 anos quando conheceu uma visitante de uma ONG internacional (Heifer International), chamada Jo Luck. Ao visitar a aldeia ela perguntou a todas as mulheres qual eram seus maiores sonhos na vida, dizendo que elas tinham todo o direito de sonhar com uma vida melhor. 

Você está vivendo o seu sonho?

Tererai lembra claramente de responder: "Meu nome é Tererai e eu quero me mudar para os Estados Unidos para estudar, quero me formar na faculdade e depois fazer mestrado e doutorado, quero ser PHD." Foi então que a visitante da ONG disse a ela: "Se você realmente deseja tudo isso, vai conseguir." 



Visitantes da ONG.

Esperando que sua filha rompesse finalmente com o ciclo de pobreza da família, a mãe de Tererai a encorajou a pegar um pedaço de papel e registrar seus sonhos. Ela os escreveu e depois os enterrou debaixo de uma pedra, no pasto onde ela costumava cuidar do rebanho da família. 


Além de seus sonhos, ela escreveu o seguinte: "Se eu continuar a ser uma mulher sem estudo, a vida continuará a ser um peso, mas eu realmente acredito nestes sonhos e espero um dia poder trabalhar por estas causas ajudando meninas e mulheres pobres a terem uma vida melhor."


Tererai não apenas rompeu o ciclo, ela o estraçalhou. Em 1998, se mudou para Oklahoma com seu marido e 5 filhos. Três anos depois, seu marido foi deportado devido aos maus tratos que causava na família, neste mesmo período ela se graduou em agronomia. Em 2003 ela concluía seu mestrado nesta área. E logo em seguida concluiu sua tese de doutorado. Sim, hoje ela é uma PHD nesta área.

Eu acredito nos meus sonhos

Depois de cada sucesso, Tererai retornava para a sua terra natal no Zimbabwe, desenterrava o pequeno pedaço de papel com seus sonhos escritos e riscava os que já haviam sido concluídos, um a um. Em 2009, ela foi chamada para aparecer pela primeira vez no programa da Oprah Winfrey. Havia casado novamente com um homem maravilhoso e estava muito feliz. 


Tererai é um símbolo de esperança em seu vilarejo. Ela encoraja as meninas e mulheres da aldeia a sonharem grande também, conta a sua história e depois pede que a registrem seus sonhos numa folha de papel, exatamente como ela fez. 

Tererai: escreva todos os seus sonhos...

Recentemente Tererai criou uma linha de camisetas para arrecadar fundos para ajudar na educação de meninas e mulheres em seu país. Neste ano de 2011 ela foi chamada novamente ao programa da Oprah, onde ganhou 1,5 milhões de dólares da apresentadora para construir escolas em seu vilarejo. 

Lindo, não? Eu acho!
Nossos sonhos nunca são impossíveis, tudo depende de nossa vontade e determinação!

Sonhe, acredite

Gostaria de aproveitar a oportunidade para sugerir novamente que você registre seus sonhos. Descrevi detalhadamente sobre o assunto na publicação número 33:  Criando um projeto de vida.

E também ressalto o fato de que se a teoria do centésimo macaco, ou ressonância mórfica estiver correta, ela foi com certeza o 100º "macaco" que fez a diferença. Ver a 50ª publicação: Mente coletiva - o centésimo macaco.

Até amanhã...

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor."
Johann Goethe


"Façamos da interrupção um caminho novo.
Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!"
Fernando Sabino



...


Você acredita nos seus sonhos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)