20.6.11

71: O universo é auto-consciente através de nós



"O universo é auto-consciente através de nós"

(Amit Goswami)

Decidi mudar o tema de hoje para falar sobre "consciência".
O doutor indiano Amit Goswami é um dos mais importantes físicos da atualidade e um dos poucos que penetrou a fundo na espiritualidade humana. No seu livro "O Universo Auto-Consciente" - demonstra como a consciência cria todo o universo "material". 


Cientificamente, através da física quântica, ele prova que o universo é um conjunto superior - Deus ou Consciência. Isto torna sólida a sua afirmação de que é a consciência que cria a matéria e não o contrário, como até hoje se "crê" pelo Realismo Materialístico implantado na ciência por Isaac Newton e Rennè Descartes.


- "A Alegoria da Caverna" de Platão:
Dentro de uma caverna estão sentados seres humanos hipnotizados pelo jogo de luzes e sombras que é projetado na parede da caverna. A hipnose é tão grande que estes seres não se voltam e não conseguem tirar os seus olhos daquela projeção. Entretanto, é a luz que projeta aquele espetáculo de sombras, do universo que está lá fora. 


Nós somos idênticos aos seres que estão nesta caverna, como eles, confundimos a realidade com as sombras-ilusões, que contemplamos embevecidos na parede da nossa caverna. Entretanto, a realidade genuína está às nossas costas na luz e nas formas arquetípicas que ela projeta como sombras. 


Esta alegoria serve para demonstrar que os nossos "espetáculos de sombra" são as manifestações imanentes-irreais da nossa experiência humana de realidades arquetípicas, pertencentes a um mundo transcendente. A LUZ é a única realidade nesta alegoria, pois é tudo o que percebemos. "No idealismo Monista, a CONSCIÊNCIA é como a luz na Caverna de Platão".

"Quanto mais eu observo o universo mais ele se parece a um grande pensamento do que a uma grande máquina".

Albert Einstein


- Então o que é a consciência?
Por exemplo, tenho nas minhas mãos uma bola que é um objeto material. E penso neste objeto como sendo uma bola. O objeto material-bola – e o mental - meu pensamento sobre o objeto bola. Os dois se tornam objetos na consciência e nesta experiência existe um observador, um sujeito que está experimentando - que pega na bola e pensa nela.


De acordo com Amit Goswami a consciência do sujeito numa experiência sujeito-objeto é a mesma que constitui o fundamento de todo o Ser: só há um "sujeito-consciência" pois a consciência é UNITÁRIA e SOMOS todos UMA só consciência. Esta teoria está fundamentada na física quântica.


O Dr Goswami aponta: os quatro aspectos da consciência:

1. Percepção: campo da mente, trabalho global.
2. Os objetos da consciência: pensamentos e sentimentos passageiros.
3. O sujeito/observador/experimentador e testemunha - o SER consciente.
4. Consciência, fundamento de todo o SER.


Este novo paradigma científico que a Física Quântica nos convida a explorar poderá solucionar muitos dos nossos problemas e paradoxos, e dar-nos a possibilidade do entendimento de uma ciência mais próxima da verdade. É neste sentido que a Fisica Quântica é colocada aqui. 


No intuito de tentarmos ajudar quem o desejar, que tenha interesse por esta área específica do saber intelectual, de modo que possa acontecer um maior entendimento da verdade subjetiva, para que cada vez mais ela possa ser objetivável.

"A Ciência sem a Religião é manca, a Religião sem a Ciência é cega".
Albert Einstein

Outro dia comento mais sobre física quântica, que é um dos meus temas favoritos também, porém mais complexo. Até amanhã... Ah! Apenas uma pergunta: Que tipos de "sombras/ilusões" você está projetando em sua vida crendo que são reais? Lembre-se: só a luz é real, as sombras não tem existência verdadeira.

Sua mente, agora desnorteada pela escuridão inata da vida, é como um espelho embaçado, mas, se polir, é certo que tornar-se-á claro como cristal de iluminação das verdades imutáveis. Manifeste-se na prática da fé, polindo seu espelho incessantemente, dia e noite. 

(Nitiren Daishonin)
...




Um comentário:

  1. muito bom, a física quântica veio pra unir a espiritualidade com a ciência, cada ano mais cientistas estão rompendo essa barreira. É incrível como gostamos dos mesmos assuntos hehehe

    ResponderExcluir

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)