31.7.11

112: Consigo viver no AGORA?


Olá!
Olha eu aqui, mais uma vez. Não acredito que está é a 112ª publicação. Dei uma olhada geral em todas as publicações e algumas eu amei rever, outras não. Mesmo assim, foi interessante fazer uma breve recapitulação. Percebi que talvez eu seja uma eterna perfeccionista e terei que aprender a me aceitar assim. Minha busca por uma vida com mais sentido também passa pela minha autoconfiança. Há apenas uma pergunta ainda não respondida: afinal, a quem estou querendo impressionar?



Apesar disso tive um dia bem agradável. Trabalhei um pouco, vi TV, pensei na vida, tentei perdoar alguém, almocei comida árabe, fiz orações, chorei vendo um lindo filme, comi chocolate, tomei um banho delicioso e bem quentinho neste dia frio e chuvoso, tive uma conversa maravilhosa com a minha mãezinha, fiz mais uma mega "faxina" em meus emails e arquivos de imagens, entre outras coisas. Mas tive que pensar na semana que se inicia, várias coisas a fazer, decisões importantes referentes ao trabalho e outros.



Pensei, pensei, pensei e...E mandei uma ordem para mim e para todo o universo, com muita força e sentimento - Marcia: RELAXE!
Tudo está bem! Esta semana será maravilhosa! Deus está me guiando a cada passo, então posso confiar e me entregar com a mente dócil de uma criança. E é exatamente isso que farei, viverei no agora, deixarei esta maravilhosa Fonte de Sabedoria e Amor realizar milagres na minha vida. Eu me entrego, apenas isso...


“O recomeço mais pleno e importante é aquele que nos permite reconhecer que a vida é infinita em possibilidades, e que nossas ações são o fundamento de tudo o que precisamos para atingir aquela pequena parcela de paz e contentamento que todas as criaturas procuram, mas que poucas conseguem experimentar…”
(Tam Huyen Van)

Vou testar mais uma vez a fórmula do VIVER no AGORA, proposta por Eckart Tolle. Já comentei sobre este tema na 2ª publicação. Conscientemente eu já conheço a ideia, fazer as pazes com o passado e esquecer dele, confiar no futuro e não temê-lo. Estar PRESENTE em corpo e mente! Parece tão fácil, mas não é tão simples assim. Ou será que pode ser e só preciso rever meus conceitos? De qualquer maneira, esta é a minha proposta para este mês novinho em folha que se inicia amanhã, minha intenção é viver mais no agora e deixar que as coisas fluam naturalmente. 

O futuro é AGORA!

Quem sabe se eu fosse um monge budista conseguiria transcender todas as preocupações e apenas SER. Porém, talvez meu espírito seja realmente mais esperto do que eu imagino e já tenha consciência de minha capacidade para conseguir realizar qualquer coisa, então não importa a situação, conseguirei liberar a ansiedade e deixar o momento presente se manifestar com todos os seus encantos.
Achei um texto que me inspirou, vou colocá-lo abaixo:

O Poder do Agora – Eckhart Tolle e o princípio do despertar


por Tiago Mesquita

Em um mundo onde as pessoas se revezam entre pensar no passado e fazer planos para o futuro, o agora não se manifesta. Permanece desperdiçado, ignorado, mantendo distantes as verdadeiras possibilidades de realização. Esse deslocamento descontrolado no tempo coloca a mente fora de ação e distancia o homem do sentimento de felicidade. Para ser conscientemente ativo e desfrutar da vida com qualidade, só mesmo estando integralmente atento e presente no agora.

Eckart Tolle fala muito bem disso. Quando decidiu escrever O Poder Do Agora, ele já se encontrava num estágio bem avançado de presença. Já havia passado por muitas experiências e vivências que o levaram a conhecer mais da essência de toda manifestação. Estava inteirado do universo de conceitos que fundamenta caminhos como o cristão, o budista, o hinduísta, o taoísta e outros da senda espiritual.

Depois de se dedicar unicamente ao seu desenvolvimento interior, através do entendimento, integração e aprofundamento da transformação, Eckart aprendeu que certos pensamentos e emoções impedem de vivenciar com plenitude a paz e a alegria que estão dentro de nós mesmos. Sua vida tem sido desde então uma colaboração no grande esforço de ensinar a humanidade a tomar consciência disso tudo.

“A mente, para garantir que permanece no poder, procura constantemente encobrir o momento presente com o passado e o futuro e, assim, ao mesmo tempo que a vitalidade e o infinito potencial criativo do Ser, que é inseparável do Agora, começam a ficar encobertos pelo tempo, também a sua verdadeira natureza começa a ficar encoberta pela mente.”

O Poder do Agora lança uma luz sobre os processos mentais automáticos, informando detalhadamente ao leitor como reverter esse quadro, bastando observar com dedicação o comportamento indisciplinado e inquieto da mente. E alerta como a resistência gerada por ela, apegada a seus padrões, bloqueia a ação da cura e prejudica a saúde do homem.

“O que poderia ser mais insensato do que criar uma resistência interior a alguma coisa que já é? O que poderia ser mais insensato do que se opor à própria vida, que é agora e sempre agora? Renda-se ao que é. Diga “sim” para a vida e veja como, de repente, a vida começa a trabalhar mais a seu favor em vez de contra você.”

Em o Poder Do Agora, Eckhart Tolle aborda com clareza a questão do presente.
A estreita ligação entre o eu sou e o eu estou, entre o agora e o aqui. O presente enquanto única realidade, em movimento de constante impermanência. Para isso, o autor se aprofunda na verdadeira identidade do “quem sou” e esclarece que o ego não é o verdadeiro você.

“O ego precisa de alimento e proteção o tempo todo. Tem necessidade de se identificar com coisas externas, como propriedades, status social, trabalho, educação, aparência física, habilidades especiais, relacionamentos, história pessoal e familiar, ideais políticos e crenças religiosas. Só que nada disso é você. Levou um susto? Ou sentiu um enorme alívio?”

E complementa. “Mais cedo ou mais tarde, você vai ter que abrir mão de todas essas coisas. Pode ser difícil de acreditar, e eu não estou aqui pedindo a você que acredite que a sua identidade não está em nenhuma dessas coisas. Você vai conhecer por si mesmo a verdade, lá no fim, quando sentir a morte de aproximar. Morte significa despojar-se de tudo que não é você. O segredo da vida é “morrer antes que você morra” – e descobrir que não existe morte.”

Falar do agora não é tão simples como parece. Por isso, Eckhart precisa passar por uma imensidade de temas, e mostrar a unidade que está interligando todos eles. O futuro e o passado para falar do presente, o observador e o pensador para falar da consciência, a vida e a morte para falar da realidade.

“A liberdade começa quando percebemos que não somos a entidade dominadora, o pensador. Saber disso nos permite observar a entidade. No momento em que começamos a observar o pensador, ativamos um nível mais alto de consciência. Começamos a perceber, então, que existe uma vasta área de inteligência além do pensamento, e que este é apenas um aspecto diminuto da inteligência.”

O Poder do Agora nos ensina que as coisas realmente importantes, como o amor, a paz, a beleza, a alegria, a criatividade, surgem de um ponto além da mente. E que tomar consciência disso é o princípio do despertar. O livro é um guia honesto e competente para a descoberta do nosso potencial interior.

Para quem quer mudar de vida, deixar velhos hábitos pra trás, ele afirma: qualquer decisão de mudança deve começar neste exato momento. Um ensinamento que ressalta e enfatiza a importância do aqui e agora como única realidade onde e quando tudo acontece. O Poder do Agora é leitura transformadora. Um título valioso, com méritos para ganhar destaque na estante de grandes livrarias.

Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, apenas esvazia a força do hoje.

...

E você, consegue viver no AGORA?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)