6.7.11

87: Doenças - O Livro Da Cura, Da Medicação À Meditação - OSHO



"Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer."
(Arthur Schopenhauer)

Olá!

Se está me acompanhando sabe que tenho comentado sobre o quanto estou ocupada nos últimos dias. A verdade é que estou super feliz com minhas atribulações, pois estou sentindo que estou vivificando o meu tempo. Estou me sentindo mais útil. Na semana passada eu havia pedido ao Universo (DEUS) que eu tivesse mais coisas para fazer e o gênio do universo respondeu: seu pedido é uma ordem, com certeza! 


Mas não estou cansada. Talvez lá no fundo eu já esteja me conscientizando de que sou energia. Aliás, tenho uma saúde maravilhosa e raramente reclamo de algum incômodo, mas quando acontece, quero buscar a causa e não "abafar" o efeito. Sinto que quando usamos apenas a medicina tradicional, a causa primária continua ali e mais tarde aparece um outro efeito que precisará ser tratado. Nos anos 80 a autora americana Louise Hay fez um excelente trabalho diagnosticando as doenças e suas causas principais.

Louise Hay, autora do best seller: 
"Você pode curar a sua vida"

Na 41ª publicação: O corpo fala, comentei sobre alguns sintomas no corpo e suas causas mentais, se quiser, dê uma olhada.

Novamente seguindo o mesmo tema, e em se tratando da maneira como tantas pessoas procuram se "curar" usando a medicina tradicional, me deparei hoje com este livro fantástico e gostaria de indicá-lo. Mais uma vez OSHO! Pois ele merece. 


Partindo do princípio de que o homem, já por si, «é uma doença», pois nenhum outro ser vivo na terra padece de tantos problemas, ansiedade, tensão ou doenças das mais diversas naturezas como nós, o autor, o indiano Osho, apresenta nesta obra dois métodos de cura colocando-os de certa forma em paralelo: A medicação (medicina convencional) e a meditação, questionando simultaneamente o próprio conceito de saúde, na busca pelo chamado Eu Superior e no contexto do auto-conhecimento.

Osho, no entanto, vai mais longe neste livro verdadeiramente precioso, cuja estrutura consiste numa sucessão vasta de perguntas e respostas, já que propõe a substituição da medicação pela meditação, apresentando assim um método de cura desde o interior para o exterior, ao contrário da abordagem médica convencional, bem como apostando na prevenção da maleita física e mental, ao invés da cura da doença já instalada: «A cura para a doença de ser um homem é a meditação», sublinha o autor a certo ponto. 

Numa profunda mas lúcida viagem pelas «dores» do homem e da humanidade, o autor (Bhagwan Shree Rajneesh, 1931-1990, que nos últimos anos de vida alterou o seu nome para Osho), lança respostas tão inovadoras e "revolucionárias" quanto, simultaneamente, milenares e universais de cura como: A consciência, o amor, o riso ou a meditação. 

O livro procura, desta forma, abarcar as mais variadas cambiantes da vida humana, no sentido de a tornar mais plena, usufruída, saudável e harmoniosa, e temas como Mente, corpo e saúde, Tensão e Relaxamento, Depressão, Vício, Envelhecimento, Morte, Eutanásia e Suicídio, Saúde e iluminação ou AIDS, passando por conselhos sobre técnicas práticas de massagens ou passagens da vida de figuras históricas como Buda, constituem alguns dos capítulos desta obra extremamente interessante e útil, plena de reflexões e ensinamentos ricos e recomendada como obrigatória por autores consagrados e mais recentes como Deepak Chopra.

"A saúde significa hermonia e é síntese de tudo que é belo."
(Tomas Carlyle)


E... Como anda a sua saúde?


2 comentários:

  1. Muito interessante!

    Marcinha, ano passado recebi um e-mail que mostrava fotos de alimentos e de partes do corpo humano. Por exemplo, a foto de uma cenoura cortada em rodela e a foto de um olho...a rodela da cenoura tinha semelhanca com o olho e hoje está comprovado que a cenoura faz bem aos olhos. E assim por diante...mas infelizmente não salvei este e-mail e não sei se foi vc quem enviou...gostaria de ver novamente...vc poderia colocar no seu blog se vc tiver estes slides...
    ;-)

    Muito obrigada pelos conteúdos maravilhosos do seu blog!!

    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  2. LIndo o texto e e a maior verdade...

    Obrigada.

    Luiza

    ResponderExcluir

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)