22.9.11

160: O que realmente é PROBLEMA?!



"O local de descanso da mente é o coração.”
Livro/filme "Comer, rezar, amar"


Olá!
Estou MUITO feliz com umas "carinhas" novas aqui (seguidores) e com os comentários que venho recebendo. Confesso que tenho vários para responder e emails também, assim que der eu o farei. 
Estou assistindo novamente a um dos meus filmes favoritos do ano passado "Comer, rezar, amar". Eu pausei apenas para publicar algo e como novamente é tarde, talvez amanhã eu tire mais tempo para escrever algo sobre as minhas reflexões. Ultimamente tenho sentido que as palavras de terceiros fazem muito mais sentido do que as minhas, então mais uma vez, um texto que gostei:


O que realmente é PROBLEMA?!...
(Causa X Efeito)





PRO.BLE.MA
sm (gr próblema) Qualquer assunto ou questão que envolve dúvida, incerteza ou dificuldade.

Problema para a filosofia, é qualquer situação que inclua a possibilidade de uma alternativa. John Dewey propôs que problema “é a situação que constitui o ponto de partida de qualquer indagação que se torna problemática no próprio processo de sujeição à indagação”.

Então um problema para uma pessoa pode não ser um problema para outra.

Um problema sempre é a contraposição de, pelo menos, duas forças opostas.

Se você quer e precisa comprar um carro, mas não tem dinheiro nem financiamento para isso, temos aqui um problema. A falta de dinheiro não é, em si, o problema. O problema é que você quer ter o carro e você não o pode ter e nem vê meios para tê-lo.

Imagine que fosse possível que alguém lhe desse um carro de presente. Isso resolveria a questão e o problema acabaria. Neste caso você continua sem dinheiro para comprar um carro, mas tem o carro.
A questão foi resolvida.

A chuva em si não é um problema. O problema é que, por exemplo, não desejo me molhar. Se houver um modo de eu não me molhar, apesar da chuva, não vou me preocupar por estar chovendo.

Os fatos não são o problema.

O problema, no que diz respeito às questões que nos criam estresse, é sempre o resultado de algo que queremos se chocando com algo que não podemos.

Para resolver um problema, é preciso identificá-lo correta e completamente. É necessário perceber quais, exatamente, são as forças adversativas que estão atuando nessa questão.

Se você não faz parte da causa, você é parte do efeito.

Quando você tem como alcançar o que deseja, e faz algo a respeito, você se torna a causa da solução. Do contrário, será o efeito da situação.

Ser causa gera o sucesso. Estar em efeito gera estresse.

O perigo pode não me estressar, a menos que me impeça de fazer o que quero fazer. Se eu quero sair às ruas para passear e não puder, fico estressado. Deste modo eu me tornei o efeito da situação.

Ou você é a causa, ou será o efeito!

“Eu faço de um tudo nessa empresa e ninguém me percebe!” – Ouço muito isso como sendo um problema na maioria das empresas.

Mas a pergunta aqui é: Você está fazendo o que realmente esperam que você faça? Não importa o que você acha, mas a questão é se você já foi até os seus superiores perguntar o que esperam de você!

Se você faz o que esperam que você faça, então a questão agora é se você tem tomado medidas para realmente mostrar que está fazendo isso.

Você apresenta os resultados do seu trabalho?
Você divulga o que está realizando?
Caso contrário, independente da 'cegueira' dos outros, eu lhe pergunto:
O que você está fazendo para ser percebido?
Seja a causa! Faça acontecer o que você deseja!

Faz sentido?


Mais informações sobre o livro "Sem Estresse & Com Sucesso":
http://professorfazsentido.blogspot.com/p/sem-estresse-com-sucesso-livro-cd.html





Para finalizar, abaixo trechos deste livro/filme:









“Permanecer no presente exige que a pessoa se concentre inteiramente em um só ponto.”

“Perder o equilíbrio às vezes por amor faz parte de uma vida equilibrada.”

“Um conselho: tente não desmoronar o tempo todo ou então isso se torna um hábito"

“Fé é mergulhar de cabeça e em velocidade total rumo à escuridão.”

“Leve o tempo que precisar para sarar, mas não esqueça de um dia compartilhar o seu coração com outra pessoa.”

"Podia me sentir despencar através de sucessivas camadas de ilusão..."

“Sou apenas uma arisca (antevasin), nem isto nem aquilo, uma aprendiz da fronteira em eterna mutação...”

“... talvez eu esteja apenas gostando muito desta fase surreal da minha vida, porque estou me apaixonando, e isso faz o mundo parecer delicioso, por mais insana que seja a sua realidade.”

“...passar um tempo sem falar, é uma tentativa de se desvencilhar do poder das palavras, de parar de nos asfixiar com as palavras, de nos libertar de nossos mantras sufocantes.”

“Ter um filho é como fazer uma tatuagem na cara. Você precisa realmente ter certeza de que é isso que você quer antes de se comprometer.”

“As pessoas acham que a alma gêmea é o encaixe perfeito, e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho: a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama a sua atenção para você mesmo, para que você possa mudar a sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não! Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesma, e depois vão embora."


“É preciso sorrir com o rosto, sorrir com a mente, sorrir até com o fígado..."

“Se você tem a coragem de deixar para trás tudo que lhe é familiar e confortável (pode ser qualquer coisa, desde a sua casa aos seus antigos ressentimentos) e embarcar numa jornada em busca da verdade (para dentro ou para fora), e se você tem mesmo a vontade de considerar tudo que acontece nessa jornada como uma pista, e se você aceitar cada um que encontre no caminho como professor, e se estiver preparada, acima de tudo, para encarar (e perdoar) algumas realidades bem difíceis sobre você mesma… então a verdade não lhe será negada.”

“Aprenda a lidar com a solidão. Aprenda a conhecer a solidão. Acostume-se a ela, pela primeira vez na sua vida. Bem-vinda à experiência humana. Mas nunca mais use o corpo ou as emoções de outra pessoa como um modo de satisfazer seus próprios anseios não realizados."

“Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a toda velocidade – com um pé sobre o cavalo chamado ‘destino’, e o outro
sobre o cavalo chamado ‘livre arbítrio’. E a pergunta que você precisa fazer todos os dias é: qual dos cavalos é qual? Com qual cavalo devo parar de me preocupar, porque ele não esta sob meu controle, e qual deles preciso guiar com esforço concentrado."

"Deus está dentro de mim, sou eu!"




“Imagine que o universo é uma imensa máquina giratória. Você quer ficar perto do centro da máquina – bem no eixo da roda-, e não nas extremidades, onde os giros são mais violentos, onde você pode se assustar e enlouquecer. O eixo da calma fica no seu coração. É aí que Deus reside dentro de você. Então, pare de procurar respostas no mundo. Simplesmente retorne sempre ao centro, e sempre vai encontrar a paz.”


...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)