29.9.11

167: Ninguém pode salvá-lo a não ser você mesmo

"Nós temos medo da vida porque a vida é um fluxo. A mente quer certeza. Se você realmente quer estar vivo, esteja pronto para ser inseguro. Não há nenhuma segurança e não há modo de se criar segurança!
Há somente um modo: não viva, então, você estará seguro. Assim, aqueles que estão mortos estão absolutamente seguros. Uma pessoa viva é insegura. A insegurança é o próprio núcleo central da vida, mas a mente quer segurança."
Osho, em "O Livro dos Segredos"

Obs.: Meu querido amigo Silvano, muito obrigada! Copiei do seu facebook.

Olá!
Hoje acordei e tomei uma decisão: mandar a melancolia embora. Ela me acompanhou por quase 3 dias. Mas não resisti quando ela apareceu. Deixei que ela viesse e simplesmente me entreguei à ela. 
Meu amor ficou preocupado, tivemos aquelas conversas sobre tudo, inclusive relacionamento. Chorei... Pensei e hoje eu disse: chega! Este sentimento já teve a sua quota de participação por no mínimo 1 mês. Agora, que a alegria se manifeste afinal, ela também quer estar presente em minha vida e... assim foi. 



Ele chegou aqui hoje e me apelidou de trifásica. Eu ria tanto e estava tão feliz que ele em sua mente extremamente lógica e racional, não entendia nada. Disse que eu mudo de humor radicalmente e em pouco tempo. Sei que alguns pscicólogos me classificariam como bipolar. Não gosto de rótulos. Sou apenas uma pessoa que está tentando ser feliz e no processo, tento não apresentar muita resistência ao que a vida me oferece. Se estou triste, e daí? Por que fingir que não estou?



Sei que vai passar e que é normal. Creio que eu já escrevi uma vez aqui, mas repito: ninguém pode estar alegre sempre. Quem disser que o é, estará com certeza mentindo. Ser feliz sim, é possível até mesmo na dor, porque ser feliz é uma decisão (uma filosofia de vida, uma escolha) e não depende de fatores externos. Mas estar alegre, sorrindo sinceramente, ah... este é o maior desafio, não é?!



Bem, já estou me tornando repetitiva com esta história de colar textos alheios. Mas o que fazer quando tantos tem algo a dizer muito mais interessante e poderoso do que eu? Que tal este para exemplificar? Mas cuidado, se você segue muito uma religião ou filosofia, provavelmente não gostará do texto abaixo. 



Ninguém pode salvá-lo a não ser você mesmo



Eu não posso lhe dar a verdade, mas posso lhe mostrar a lua... Por favor, não se apegue ao meu dedo que está lhe mostrando a lua. Este dedo desaparecerá. A lua permanecerá e a busca continuará. Enquanto houver um simples ser humano sobre a terra, as flores do sannyas continuarão desabrochando.

Primeiro, eu sou o único homem em toda a história que lhe deu individualidade. Os chamados gurus estiveram fazendo exatamente o oposto: eles estiveram tirando a sua individualidade. Todo o esforço deles era para que você se entregasse a eles. A sua função era apenas tocar-lhes os pés e receber as suas bênçãos.

Meu esforço é totalmente diferente. Você não consegue receber qualquer bênção só por tocar os pés de alguém. Ao contrário, você está tornando aquele homem mais doente e egoísta.

O ego é o câncer da sua alma. Não torne ninguém doente. Tenha compaixão. Nunca toque os pés de ninguém...

Meu esforço é para tirar todas as tradições, ortodoxias, superstições e crenças de sua mente de modo que você possa alcançar um estado de não-mente, o estado supremo de silêncio, onde nem mesmo um pensamento se move. Nem mesmo uma ondulação no lago de sua consciência.

E a coisa toda tem que ser feita por você. Eu não estou dizendo, ‘Simplesmente siga-me, eu sou o salvador. Eu salvarei você.’ Tudo isso é repulsivo. Ninguém pode salvá-lo, a não ser você mesmo.

E a independência espiritual é a única independência que merece ser chamada de independência.


Osho, em Last Testament
Fonte: Osho Neo Sannyas




"Sempre que houver alternativas tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. 

Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências."

Osho

Até amanhã!

...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)