31.10.11

199: O Sonho de uma Criança


"Sonhos são as respostas de hoje às perguntas de amanhã."
(Edgar Cayce)



Olá!
Minha mãe não leu a homenagem que fiz a ela na publicação de ontem, mas não faz mal. 
Dia agradável e proveitoso hoje. 
Mas preciso ir para a cama muito cedo porque amanhã as 6h viajarei para a minha terra natal: Guarapuava, no interior do Paraná. Vou resolver uns assuntos pessoais e passar o feriado com a minha amada família. Meus irmãos são casados e moram lá. Que delícia! 




Verei o meu amado afilhadinho/sobrinho Davi! Também será aniversário da minha queridíssima cunhada Auriane. Não sei ainda se terei tempo e oportunidade para escrever aqui amanhã, mas depois eu vejo isso. Estava pensando no meu amado sobrinho e no quanto as crianças são anjos de alegria e esperança, por esta razão, segue o texto abaixo:


O Sonho de uma Criança





Dizem que o ser humano é motivado pelos seus sonhos. Entretanto, ao decorrer da vida, nossos sonhos vão sendo podados e esquecidos muitas vezes por pessoas que já engavetaram os seus próprios com frases como: “Isso não dá dinheiro !” ou “Isso não será bom para você !”. Provavelmente, muitos de nós, senão todos, já ouvimos “conselhos” desse tipo e, às vezes, nos pegamos prestes a dizer algo parecido à alguém. Uma pergunta que fica no ar é a de como alguém pode ter tanta certeza do que é bom ou não para uma outra pessoa?


Essa atitude, como quase todas as outras, teve sua origem em nossa infância, período o qual recebemos muitas frases negativas, algumas com o intuito de proteger nossa integridade física, e outras que acabam por destruir muitos de nossos sonhos.


Quando conversamos com as crianças, devemos pensar muito bem em tudo o que falamos. Nossas palavras tem um grande poder sobre elas. Nós temos o poder de ajudá-las a construir seus sonhos ou de destruí-los. Infelizmente, a grande maioria desmotiva-os mesmo sem ter consciência.


Da próxima vez que encontrar uma criança, pergunte-a o que ela gostaria de fazer quando crescer. Elogie-a por tal sonho e pergunte a razão pela escolha. Faça-a refletir e descobrir o seu verdadeiro motivo para tal meta. Se não for realmente o que ela quer, ela mesmo irá descobrir um novo sonho. Não cabe a nós escolher ou impor nossos próprios desejos sobre elas. 


Às vezes, o sonho de uma criança é motivado pelas pessoas mais próximas, outras vezes pelo que ela vê na televisão, mas o legítimo é aquele que vem de seu interior. Ensinar uma criança que devemos sempre almejar um sonho, não importando qual idade que tenhamos é algo que ela levará para a vida inteira. Caso alguma vez fique desorientada ou sem rumo, poderá buscar dentro de si o seu verdadeiro motivo para viver.


O verdadeiro sonho não é aquele que vem pelo desejo de poder ou fama de nosso ego, mas aquele que vem do nosso âmago motivado apenas pela essência de nosso amor e felicidade.


Autor: Saulo Nagamori Fong - Coordenardor do Instituto União é Ser Humano, Educador, Fotógrafo, Coach e Palestrante com abordagem psico-corporal.



Quais eram seus sonhos quando criança?
Como eles estão?

NUNCA É TARDE PARA RECOMEÇAR!

Se quiser pensar num "Projeto de Vida", aqui vai a dica:

Clique no link abaixo:



Até amanhã!

...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)