20.11.11

216: O Aqui e o Agora X Maratona



"Só existe um lugar: Aqui.
Só existe um tempo: Agora."
(Rajneesh)

Olá! 
Hoje começarei com uma reflexão do maravilhoso livro, já comentado aqui: "O poder do agora" de Eckart Tolle:




Imagine a Terra sem a vida humana, habitada apenas por plantas e animais.
Será que ainda haveria passado e futuro?
Será que as perguntas “que horas são?” ou “que dia é hoje?” teriam algum sentido para um carvalho ou uma águia?
Acho que eles ficariam intrigados e responderiam:
“Claro que é agora. A hora é agora. O que mais existe?”

Não há dúvidas de que precisamos da mente e do tempo, mas, no momento em que eles assumem o controle de nossas vidas, surgem os problemas, o sofrimento e a mágoa.


O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o Agora. Quando pensamos sobre o futuro, fazemos isso no Agora. Obviamente o passado e o futuro não têm realidade própria.



(...) A realidade deles é “emprestada” do Agora.
Esqueça a situação da sua vida por um instante e preste atenção à sua vida.


Qual é a diferença? 

A nossa situação de vida existe no tempo.
Nossa vida é agora.
Nossa situação de vida é coisa da mente. 
Nossa vida é real.

Nesse estado de plenitude, ainda teríamos capacidade ou vontade de alcançar os objetivos externos?
Claro que sim, mas sem as expectativas ilusórias de que uma coisa ou alguém no futuro irá nos salvar ou nos fazer felizes.


Onde quer que você esteja, esteja lá por inteiro. Se você acha insuportável o seu aqui e agora e isso lhe faz infeliz, há três opções: abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. 

Se você deseja ter responsabilidade sobre a sua vida, deve escolher uma dessas opções e deve fazê-lo agora. Depois, arque com as conseqüências. Sem desculpas. Sem negatividade.

O estresse é causado pelo estar “aqui” embora se deseje estar “lá”, ou por se estar no presente desejando estar no futuro. É uma divisão que corta a pessoa por dentro. Criar e viver com essa divisão é insano. O fato de que todas as pessoas estão agindo assim não torna ninguém menos insano.


Seu objetivo está tomando de tal modo a sua atenção que o momento presente é apenas um meio para atingir um fim?

Está consumindo a alegria das coisas que você faz?
Você está esperando para começar a viver?


Se você desenvolver este tipo de padrão mental, não importa o que você adquira ou alcance, o presente nunca será bom o bastante. 
O futuro sempre parecerá melhor. 
Uma receita perfeita para uma insatisfação permanente, você não acha?

 Todo momento é o melhor. Isso é iluminação!




Agora comentarei sobre o meu dia. Foi bastante agradável. Antes de dormir assisti novamente a um dos meus filmes brasileiros favoritos: "Mauá, o imperador e o rei", você já viu? Recomendo!
Amanhã pretendo falar sobre este brasileiro que está entre os meus "ídolos" nacionais favoritos. Mas... O que você sabe sobre o Barão de Mauá (1813 - 1889)?





Voltando ao meu dia, acordei tarde e minha "bff" Andrea me convidou para almoçar. Estava delicioso, saboreei uma sobremesa deliciosa, após uma salada light. hehehe
Retornei ao meu apartamento, minha mãezinha chegou de uma viagem de 2 semanas ao México, falei com ela por um bom tempo para saber das novidades e depois relaxei em casa vendo TV, lendo e outros...



Estava relembrando o que fiz neste dia no ano passado, foi bem diferente. você se recorda do que fez, onde estava? Meu papai faleceu em julho de 2010, ele teve complicações devido à diabetes e teve que amputar um pé, então eu e a minha mãezinha decidimos participar de uma maratona que teve inicio num domingo, às 7 da manhã nesta época no ano passado. Pretendíamos reverenciar o fato de termos saúde e podermos andar/correr. Recebemos medalha por termos terminado a prova, foi muito especial pra nós. 


Hoje teve a mesma maratona e eu não participei. Preciso retornar aos exercícios, por uma questão primordial: manter a saúde! Acho que esta semana eu retorno ao meu treinamento na academia. Nesta época do ano as pessoas lotam as academias buscando resultado rápido para o verão, eu não gosto desta ideia, acho que devemos procurar saúde a médio e longo prazo. 


Mas confesso que ando com preguiça, vamos ver se consigo me disciplinar novamente e quem sabe no ano que vem participo novamente da maratona Mas sem cobranças externas, apenas por vontade própria. Sou livre, mas aceito a superação e a saúde!
Algum(a) curitibano(a) afim de treinar comigo? 
E por falar em superação, exemplo, Barão de Mauá e outros... 
Quem são seus ídolos nacionais?
Eu adoraria saber!


"Esqueça as resoluções.
Esqueça o controle e a disciplina,
o trabalho demais.
Ao invés, tente experimentar.
Vá em busca de algo para se apaixonar, algo sobre si próprio, sua carreira, seu amor."
(Dale Dauten)

Bem... Por hoje é só!

Até amanhã!

...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)