12.12.11

235: O SEGREDO DA FELICIDADE...


Olá!
Estou aqui há vários minutos em frente ao micro e hoje tive um "writer's block", sabe quando não vem nenhuma ideia? Fiquei pensando... Será que comento sobre o meu dia? Bem... este espaço é para ser uma espécie de "diário", não é?! Então aqui vai... Meu dia não saiu exatamente como eu esperava, mas mesmo assim as coisas estão indo muito bem de modo geral. E no meio de uma pequena frustração surgiu algo que me fez muito feliz. Estava vendo o canal Management TV e amei uma entrevista com o autor e consultor Charles S Jacobs. Interessantíssimo o novo livro que ele lançou: "Management rewired". Gosto muito quando o mundo aparentemente "materialista" dos negócios se funde com o mundo mais "espiritualista" do cérebro. Equilíbrio perfeito!



Ele estudou os últimos avanços da neurociência para aplicá-la ao gerenciamento das empresas. Tudo aquilo que aprendi com a física quântica ele procura colocar como ferramenta no mercado de trabalho. Acredito que esta obra seja fascinante! 
Penso em encomendar este livro logo na amazon.com porque deve demorar para chegar ao Brasil, infelizmente. Pretendo comentar mais sobre ele após a sua leitura. Aliás, se existe um presente de natal que não tem erro para mim são livros! Meus inseparáveis companheiros nesta jornada.
Mudando de assunto, que tal este texto para reflexão? Valeu para a minha.





O SEGREDO DA FELICIDADE...



Certo mercador enviou seu filho para aprender o "Segredo da Felicidade" com o mais sábio de todos os homens. O rapaz andou durante quarenta dias pelo deserto, até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o famoso sábio que o rapaz buscava.

Entrou numa sala e viu uma intensa atividade; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos quitutes daquela região do mundo. O sábio conversava com todos e o rapaz teve que esperar por duas horas até chegar sua vez de ser atendido.

O sábio ouviu então atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo para explicar-lhe o "Segredo da Felicidade". Sugeriu que o rapaz desse um passeio por seu palácio, e voltasse daqui a duas horas, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde pingou duas gotas de óleo. 

- Entretanto, quero lhe pedir um favor, enquanto você estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar que o óleo seja derramado. 

O rapaz começou a subir e descer as escadarias do palácio, mantendo sempre seus olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do Sábio, o qual perguntou:

- Então... Você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o Mestre dos Jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?

O rapaz, envergonhado, confessou que não havia visto nada. Sua única preocupação era de não derrmar as gotas de óleo que o sábio lhe havia confiado. 

- Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo - disse o sábio - Você não pode confiar num homem se não conhece sua casa.

Já mais tranquilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flôres, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar. De volta à presença do sábio, relatou pormenorizadamente tudo o que havia visto.

- Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? - perguntou o sábio.

Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.

Pois este é o único conselho que tenho para lhe dar - disse o mais sábio dos sábios:

- O SEGREDO DA FELICIDADE ESTÁ EM OLHAR TODAS AS MARAVILHAS DO MUNDO, EM APROVEITAR TODAS AS COISAS DO MUNDO, MAS JAMAIS ESQUECER DO PRINCIPAL. LEMBRE-SE SEMPRE DAS DUAS GOTAS DE ÓLEO NA COLHER... E PERCEBA SEMPRE QUE POSSÍVEL TODA A MAGIA AO SEU REDOR, ABRA OS OLHOS DA MENTE E DO CORAÇÃO, ESTE É O ÚNICO SEGREDO."

(Autoria desconhecida)



" Viver é a coisa mais rara do mundo.
A maioria das pessoas apenas existe."
(Oscar Wilde)

Até amanhã!

...


Um comentário:

  1. opa pasando poraqui gostei muito do blog. vamos fazer uma parceria? vc divulga meu blog e eu o seu ! olha ae meu blog www.gildeciolima.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)