13.3.12

274: Receita mágica para uma vida feliz


"Os grandes essenciais para a felicidade nesta vida, 
são alguma coisa para fazer,
alguma coisa para amar
e algo por que esperar."
Joseph Addison

Olá!
Como vai você que me acompanha já há algum tempo?
E você novo seguidor, tudo bem?
Mais uma vez, bem-vindos novos membros, vocês todos tem o poder de alegrar o meu dia, simplesmente por estarem aí, de certa forma me fazendo companhia nesta jornada que com certeza não é só minha.
Estava pensando... Me propus a registrar 365 dias. Hoje estou na publicação número 274, ou seja, a maior parte deste período já passou, então... o que será que "aprendi" até agora?
Talvez inconscientemente eu estivesse procurando pela fórmula mágica da felicidade. Se sim, será que a encontrei?
Quais foram as mudanças ocorridas? Como está minha vida em geral? Minha personalidade? Disciplina? Saúde? Amor? Trabalho? Família? Espiritualidade?


Hoje tive o prazer de ler novamente uma publicação do blog de uma amiga muito querida, a Liliane Gomes. 
Nós estudamos juntas na PUC-PR (Ciência da Computação), há muitos anos. 
Atualmente mantemos contato mais pelo facebook, porém ela é uma daquelas pessoas que a gente quer ter por perto por inúmeras razões: 
Ela pratica muita meditação, cuida da saúde, da alimentação, é budista praticante, além disso, é linda, querida, inteligente, dedicada, amiga, tem uma família linda e é uma mãe e esposa incrível. 
Como é bom conhecer pessoas assim.


Adivinhe sobre o que ela estava comentando em seu blog?
Sobre algo que me acompanha todos os dias: uma vontade imensa de acertar, de fazer melhor, de sentir que estamos crescendo, de vencer barreiras, aprender algo novo, de ser feliz, estar bem, ter saúde, estar em harmonia, fazer o bem, amar mais a família, se sentir útil, aceitar os dias como eles são, ter mais disciplina, meditar/orar/rezar mais, estar mais em contato com o que consideramos "sagrado", enfim... sentir que estamos de uma certa maneira "evoluindo".


Quando converso com as pessoas e elas se abrem, vejo que esta busca é universal. No fundo queremos sempre esta receita mágica para uma vida perfeita e feliz. Queremos ter a sensação de que algo está sendo conquistado e para isso, se possível,  gostaríamos de encontrar um mapa, um atalho que nos indique o caminho mais fácil e rápido. 
Pelo menos eu sou assim, gostaria de poder "acertar" sempre. Viver segura, tranquila, confiante. Como quando aprendemos a andar de bicicleta e jamais esquecemos.


Mas se existe algo que percebo é que eu estou sempre aprendendo (ou relembrando) as mesmas coisas e embora a maior parte dos pensadores insistam na ideia de que a vida seja uma escola, se isso for verdade, tenho a sensação de ter falhado inúmeras vezes, pois me pego cometendo os mesmos pequenos erros, ou seja, será que estou repetindo estas "matérias" eternamente? 
Será que sou uma má aluna da escola da vida?


Certos dias acordo transbordando paz, sinto uma conexão com o que considero sagrado tão forte que não ando, "flutuo", vejo o belo e a perfeição em tudo, sinto uma conexão com todos e uma vontade de amar o universo inteiro, de perdoar e de transcender.
Também existem aqueles dias neutros, sem altos e baixos, "normal" em que nem paro para pensar, apenas ajo quase que automaticamente... 
Outros dias acordo eufórica, feliz, apaixonada pela vida, otimista, sonhadora, cheia de planos, com vontade de dançar, viajar, gritar de alegria, pular, gargalhar, brincar, ousar... 


Porém certos dias acordo sentindo uma sensação de vazio, de tristeza, de desconexão, de separação, desânimo, uma espécie de dor na alma... 
Esses são aqueles dias que o simples fato de sair da cama parece precisar de todas as minhas energias. 
Geralmente nestes dias não quero ver nem falar com ninguém, quero ficar sozinha, mas como isso é impossível, coloco uma bela máscara e faço um enorme esforço e sorrio, pois penso que ninguém precisa se contaminar com meu mau humor.


Sim, também tenho meus dias "ruins". Nestes dias muitas vezes não sinto nem vontade de escrever. Porém, será que não é justamente este o segredo da vida? A falta de rotina? Ter um dia completamente diferente do outro? O inesperado? O dia "ruim" como um parâmetro para podermos avaliar o que é ter um dia "bom"?
Só sei que felizmente tenho mais dias normais, bons, alegres e extraordinários do que dias "ruins" e isso me faz sentir que a vida vale a pena e mais importante do que isso, que ela tem sentido e valor.


Se você é daqueles que acha que os outros são completamente felizes e que apenas a sua vida tem desafios ou sente que poderia fazer melhor, saiba que você não está sozinho. Talvez apenas desconheça os desafios alheios, estes podem ser iguais ou maiores do que os seus.
Mas por que tantos desafios? Por que nossa evolução é um exercício constante?
Talvez porque no fundo reconheçamos a força infinita de nossa capacidade, de nosso poder de superação, por isso criamos/atraímos desafios para manifestar a incomparável força de nossa natureza divina. Somos seres divinos, capazes, perfeitos, amados e eternos. No fundo, nada é estático, tudo sempre muda e se renova, até mesmo os desafios.


E a receita mágica? Será que existe? será que a encontrei?
Ou outra pessoa a encontrou?
Meu irmão mais novo (Carlos Alberto Karasinski) me enviou hoje um email intitulado: "celebrando o envelhecimento" e como pertence ao mesmo tema, ou seja, a "receita para uma vida feliz", pretendo compartilhá-lo com você. 
Afinal, quem sabe a senhora americana Regina Brett, de 90 anos esteja correta. Aqui vai:


"Para celebrar o meu envelhecimento, certo dia eu escrevi as 42 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais solicitada que eu já escrevi." 

Meu hodômetro passou dos 90 em agosto, portanto  aqui vai a coluna mais uma vez:

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, dê somente o próximo passo, pequeno.

3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.

4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.

5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.

6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.

7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.

8. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.


9. Quanto a chocolate, é inútil resistir.


10. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.

11. É bom deixar suas crianças verem que você chora.

12. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que é a jornada deles.

13. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.

14. Respire fundo. Isso acalma a mente.

15. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.

16. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.

17. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.

18. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

19. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chique.  Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.

20. Prepare-se mais do que o necessário; depois, siga com o fluxo.

21. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.

22. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

23. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você.

24. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras "Em cinco anos, isto importará?".

25. Sempre escolha a vida.

26. Perdoe tudo de todo mundo.

27. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

28. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo.

29. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.

30. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.

31. Acredite em milagres.

32. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.

33. Envelhecer ganha da alternativa "morrer jovem".

34. Suas crianças têm apenas uma infância.

35. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.

36. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.

37. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos  nossos mesmos problemas de volta.

38. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

39. O melhor ainda está por vir..., e o pior também!

40. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.

41. Produza!

42. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um "presente".








E quais as suas receitas para uma vida feliz?




Até breve!

...



4 comentários:

  1. Lembrei! Você já me salvou uma vez e está fazendo isso de novo. "Girl". Como fui deixar minha vida se empoeirar como um álbum esquecido num quarto abandonado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Não te salvei, você já nasceu salvo.
      Assim como todas as pessoas.

      Naquela época você estava apenas passando por um período de desafios, mas já passou e os próximos vão passar também.

      Você nasceu para brilhar, não se apague, não se menospreze!
      E não resista ao que é bom, feliz, belo, perfeito!

      Existem muitas coisas boas esperando para entrar na sua vida, mas você é que tem a chave da porta.
      Deixe-as entrar...

      Bjs

      Excluir
  2. Olá,como é gratificante te visitar e ter o prazer de visualizar sempre lindas postagens.
    Que seu final de semana seja lindo e abençoado!!!

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...

    GIOVANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ GIOVANA!

      Tudo bem? :D

      Que bálsamo receber estas suas palavras, sabia?

      Que tudo esteja maravilhosamente bem com você.

      Muito obrigada por estar nesta busca comigo.

      Tenha uma semana divina!

      Bjs

      Excluir

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)