5.12.12

295: Muitas mudanças e autoconhecimento: Ayurveda




Olá!
Após o período mais longo de afastamento, estou de volta.
Novidades? Muitas. Mas a principal é que troquei de amor, pois é... Alguém bem especial foi embora e alguém mega especial parece estar chegando. WELCOME DEAR! Assim é a vida, não é mesmo? Uma eterna impermanência, tudo muda o tempo todo, não podemos nos apegar às pessoas coisas e fatos. 
No mais, participei de diversos cursos e palestras da filosofia Condor Blanco (indico!), fui no aniversário de 15 anos da minha sobrinha (como as coisas mudaram), organizei uma festa de reencontro das mulheres da minha cidade que eu não via há décadas, fechei novas parcerias profissionais, conheci pessoas novas, reservei uma deliciosa viagem para o Chile em janeiro, venci um imenso desafio (um trauma de infância, comentarei mais tarde), iniciei a leitura de diversos livros novos e fantásticos e mais algumas coisas que contarei nas próximas publicações.

"Se é que minha opinião importa, nunca é tarde demais ou, no meu caso, cedo demais para ser quem você quer ser. Não há limite de tempo. Comece quando quiser. Mude ou continue sendo a mesma pessoa. Não há regras para isso. Podemos tirar o máximo ou o mínimo proveito das coisas. Espero que você tire o máximo. Espero que veja coisas surpreendentes. Espero que sinta coisas que nunca sentiu antes. Espero que conheça pessoas com um ponto de vista diferente. Espero que tenha uma vida da qual se orgulhe. E se não se orgulhar dela, espero que encontre forças para começar tudo de novo."

Mas o que mais gostaria de enfatizar é que mudei um pouco o foco. Antes eu direcionava a minha aprendizagem a livros mais técnicos, alguns de física quântica, atualmente estou percorrendo um caminho mais "natural", estou me reencontrando com a minha natureza sagrada e para isso, aprendi, dentre outras coisas, a influência dos 5 elementos através da medicina indiana de mais de 7 mil anos chamada Ayurveda. Aqui vai um resumo. É interessantíssimo, me abriu os olhos para um mundo novo e mágico que tem me ajudado muito. A maior parte do material abaixo foi retirado das apostilas dos cursos de Condor Blanco (da escola Kai woman, a qual participo).


Você sabe se você é...
Vata, Pitta ou Kapha???
Primeiro aprenda os elementos e então compreenderá os doshas da ayurveda, abaixo.

Começarei pela Ecologia do ser humano (5 elementos) e no final está o quadro para você descobrir qual elemento você tem. Seguindo a medicina indiana Ayurveda, assim você se compreenderá melhor e poderá melhorar diversos aspectos na sua vida.

Somos todos filhos de Gaia, o planeta Terra, por isso nosso corpo é feito de fogo, terra, ar e água - produz calor, possui massa muscular, respira e é em 70% composto por líquidos.  Os quatro elementos (fogo, terra, água e ar), existem em nosso organismo. O quinto elemento é o éter. Ele representa a constituição dos corpos mais sutis, (espírito) que por sua vez tem relação direta com os elementos ar e fogo combinados.
Todos estão presentes em nossa formação física e emocional. No que tange ao plano psíquico, o fogo diz respeito à nossa vontade, a terra à concretização, o ar ao raciocínio e a água aos sentimentos.  Uma semente necessita de terra, água, ar e luz solar (fogo) na medida certa, para se manifestar e florescer, e nós funcionamos da mesma maneira. Por isso, a falta ou o excesso de algum dos elementos pode provocar desequilíbrios físicos, mentais ou emocionais. 




1)Terra (concretização):
Representa a saúde física e a semente da auto-liderança. A direção, solidez, estrutura, abundância, disciplina, a autoconfiança, a independência e a energia vital. Autoestima corporal. A terra é o que ajuda a pessoa guerreira a se fortalecer, a ter um forte alicerce, base, estrutura, força, foco, atitude, determinação, coragem, prosperidade, satisfação, plenitude.
Corpo físico: ouvido interno, esqueleto, coluna e rins.
A falta desde elemento implica em:
      Doenças físicas, insegurança, falta de foco, carência financeira e afetiva, desânimo, falta de energia e de “assertividade” (saber dizer sim e/ou não quando precisa). Insegurança em relação à carreira a seguir. Falta de autoestima ou de saúde ou de dinheiro. Não gosta do seu corpo, o critica muito.
      Avalie o quanto você aceita, conhece, admira, se sente à vontade ou rejeita seu corpo físico. Valoriza o que gosta nele ou rejeita? Se cuida com exercícios físicos e alimentos saudáveis?
      "Não empreste dinheiro para uma pessoa com falta de elemento terra, não é que ela seja desonesta, mas não consegue administrar suas dívidas assim tão facilmente, está sempre cobrindo um buraco financeiro e fazendo outro, não se organiza, não realiza as coisas, não tem retorno de nada (financeiro, emocional, familiar e social). Mesmo quando faz algo incrível, não sabe cobrar pelo seu trabalho realizado. Tende a ser desapegado da matéria, sem ambição pessoal, inseguro e não se gosta fisicamente. Inércia e acomodação são características-chave." 
No corpo físico a falta pode causar: 
      Inidíviduo franzino, musculatura flácida, constantes quedas de resistência (vive gripado). Metabolismo lento. 
Dicas para maximizar este elemento dentro de si, pode escolher 1 ou vários:
      - Fazer um pequeno jardim em casa e cuidar das plantas;
      - Fazer massagens ou reflexologia;
      - Se alimentar com alimentos mais saudáveis, de preferência inserir alimentos da terra (frutas, vegetais e legumes), sucos, saladas, etc. Alimentos naturais e orgânicos são os mais indicados;
      - Fazer trabalhos com argila (artes) ou usar a argila medicinal no corpo por alguns minutos por vários dias;
      - Fazer no mínimo 3X por semana exercícios físicos, melhor ainda se for na natureza: caminhadas, corridas, etc...;
      - Agradecer a cada célula sadia do seu corpo;
      - Fazer abdominais (ajuda a fortalecer o plexo solar), o lado guerreiro de cada pessoa;
      - Fazer energizações do plexo solar;
      - Encontrar pontos positivos sobre seu corpo e elogiá-los no espelho;
      - Fazer uma lista de prioridades e rever a importância que dá as coisas materiais (pouca, precisa aumentar);
      - Usar a cor azul (liderança) e a vermelha (força).
O excesso deste elemento implica em:
      Uma pessoa ditadora, rígida, unilateral, egoísta, impaciente, dura, arrogante, com excesso de ego, quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
     "A pessoa que tem excesso de terra vive através das regras, precisa delas, é o São Tomé, só acredita vendo, é aquele que  fala: "tomar floral? Flor pra mim é a que está no vaso, no jardim". É ligado na matéria, tende a ser apegado, ambicioso e materialista. Tem tudo muito organizado financeiramente, não dorme sem antes dar uma olhadela na conta bancária através do home banking. É perseguido por um medo constante de perder tudo, é aquele que acha que tem que trabalhar exaustivamente a vida toda senão ficará pobre." 
No corpo físico o excesso pode causar: 
      Corpo forte e resistente ou corpo contraído e musculoso podendo produzir câimbras. Nunca relaxa, e à noite para dormir necessita de apelos externos (televisão ligada para dormir, remédios, entre outros). 
Dicas para minimizar este elemento dentro de si:
      - Tomar mais água;
      - Fazer meditação;
      - Respirar pausadamente, várias vezes;
      - Escutar músicas de relaxamento;
      - Fazer yoga;
      - Fazer atividades voluntárias;
      - Saber ouvir;
      - Começar a identificar os pontos positivos das outras pessoas, elogiá-las.
      - Diminuir as atividades profissionais e lucrativas;
      - Fazer uma lista de prioridades e rever a importância que dá as coisas materiais (excesso);
      - Ter mais tempo livre para si, relaxar, descansar, escutar música, viajar, socializar, brincar, rir...
      - Praticar a empatia (tentar se colocar no lugar do outro);
  - Usar cores brancas e verdes, mais “tranquilas”.
Óleos Essenciais do Elemento TERRA
= centramento, tranquilidade, estabilidade (enraizamento),
são aromas sensuais / período: velhice / corpo: físico / polaridade: YIN
·                     aromas amadeirados, terrosos e resinas como patchouli, vetiver, cedro, amyris, sândalo, mirra, breu,copaíba, mitti, cyperus (priprioca), estoraque, pau santo, semente cenoura, cominho, tabaco,túrmerico, são em sua maioria aromas sensuais e ancoradores, conferem segurança. Olíbanotambém com sua capacidade de interiorização e desacelerando a respiração, sua nota vai de média (fogo) para base.
                    Os aromas doces como baunilha, cacau, benjoim, bálsamo do peru, bálsamo de tolu e cumaru (fava tonka), estão ligados também ao efeito aterrador, a um certo aconchego, colo, a afetividade aqui é a ligada a segurança e por isso trabalham bem com carências e compulsões.
·                     Ládano (cistus) e musgo de carvalho são aromas sensuais que trabalham em questões profundas e ancoradoras.
·                     Cravo da índia botões entra em nota base, tem forte ardência (fogo) mas gera movimento estrutural (terra).
·                     aromas almiscarados como ambreto (musk vegetal), valeriana e nardo.
·                     o Gengibre é uma nota de média para alta, quente e estimulante, mas tem também um aroma típico terroso (principalmente quando destilado à vapor), e uma qualidade centralizadora que pode ser vinculada ao elemento terra também.

2)Água (sentimentos):
Representa a fluidez, a entrega, a pureza, a flexibilidade, adaptação e a sensibilidade. O agradecimento, o desapego e o amor incondicional, sem ego, sem apego.
Corpo físico: ouvido, sangue, coração e intestino delgado.
A falta deste elemento implica em:
      A pessoa parece fria, rígida, recolhida, tímida, frígida nos relacionamentos. Também pode ser egoísta, muito apego às pessoas e coisas, não gosta de mudanças e é desconfiada no amor.
      Precisa aprender a “fluir”, moldar-se como a água, tranformar-se quando preciso.
      "É literalmente uma pessoa "seca", inflexível, o famoso "cabeça dura" que nunca consegue se adaptar a ideia dos outros, acha-se o dono da verdade. São pessoas que necessitam de regras para se sentirem seguros (militares, síndicos), qualquer imprevisto no seu planejamento o torna improdutivo." 
      Se você é assim, procure agir com honestidade e objetividade ao observar suas emoções mais profundas: o que te machucou profundamente que pode ter te magoado a ponto de você “secar”, se fechar?
No corpo físico, a falta pode causar: 
      Problemas no funcionamento do Sistema Nervoso Central. Hipocondria. 
Dicas para maximizar este elemento dentro de si, escolher 1 ou vários:
      - Tomar ao menos 1 copo de água por dia, principalmente em jejum, porém, quanto mais água melhor;
      - Purificar, hidratar e nutrir o corpo físico com cremes e loções;           
      - Fazer a oração do perdão para si mesma e para as demais pessoas;
      - Fazer uma faxina em casa, começando pelo guarda-roupas e doar coisas, desapegar, deixar fluir (feng shui);
      - Escolher atividades que dão medo e se entregar, dar um passo a mais, ter mais coragem, se abrir mais para o novo;
      - Seja você mesmo! Acima de qualquer coisa: comece a se amar incondicionalmente!!! Como? Compre um caderno e registre ali todos os dias seus pontos positivos: tenha sempre um "Caderno de auto elogio". Pode fazer para outras pessoas que te magoaram também, pois ao achar pontos positivos nestas pessoas, ficará mais fácil perdoar e seguir adiante;
      - Comece a acreditar no amor, não temer a rejeição, estar com o coração aberto. Se você não tentar, nunca saberá se dará certo;
      -  Insira em sua dieta muitos líquidos: sucos naturais e chás (evitar refrigerantes e produtos industrializados);
      - Tome banho de água fria pela manhã, banho de cachoeira, de rio, de mar...
      - Tome banho de banheira/jacuzzi/piscina se possível bem demorado, saboreando a sensação da água na pele;
      - Tome banho de chuva de vez em quando, curtindo, entregando-se! Carpe diem!
      - Tenha em casa aquela fonte de água que emite aquele agradável som da água caindo como uma pequena cachoeira;
      - Faça “escalda pés”, coloque água fria, morna ou quente numa bacia e deixar os pés repousando por alguns minutos. Pode colocar aromas, ervas ou sal grosso para fazer uma limpeza. 
      - Importante: Para quem tem problema de circulação e sente muito frio, fazer durante 21 dias logo antes de dormir um escalda pés desta maneira: 20 minutos com água muito quente, quase queimando (quando começar a amornar, colocar mais água bem quente da chaleira), os pés ficarão vermelhos, depois colocar imediatamente por 2 minutos na água bem fria, tirar da água, colocar meia e dormir. Já fiz, é duro mas funciona! Hoje sinto menos frio.
O excesso deste elemento implica em:
      Um pessoa que chora por qualquer coisa, faz drama, “tempestade em copo d´água”, é insegura e emotiva demais. Não tem liderança, é passiva, ingênua, “desmorona” fácil, é sensível em excesso.Não consegue aceitar críticas, se desmonta. Falta assertividade.
      "A pessoa que tem excesso de água é extremamente emotiva, chora demais, faz chantagem emocional, "engravida" dos problemas dos outros, não sabe discernir o momento de parar de ajudar os outros. É matriarcal e protetora em excesso, mas também tem muita flexibilidade, o que chamamos de jogo de cintura, porém com o excesso do elemento, fica como a água na natureza, ou seja, toma a forma do lugar, do ambiente e das circunstâncias em que está tendo muita dificuldade de fazer valer sua vontade e se sente mal com isso, cede por não saber se impor." 
No corpo físico, o excesso pode causar: 
      Uma necessidade constante de comer, o que pode gerar obesidade. Problemas digestivos e circulatórios. Hipocondria e retenção hídrica. Os intestinos incham e ficam flácidos, provocando a prisão de ventre. 
Dicas para minimizar este elemento dentro de si:
      - Fazer drenagem linfática;
      - Fazer sauna;
      - Praticar exercícios físicos, principalmente na natureza; 
      - Aprender a receber críticas sabendo que todos temos pontos positivos e pontos "a melhorar", ninguém é perfeito;
      - Cuidar de si mesmo assim como quer cuidar do mundo, pois quanto melhor a pessoa estiver, mais poderá contribuir para o mundo;
       - Começar a praticar a assertividade: quando tiver que sair da zona de conforto e dizer sim ou não quando os outros esperam o contrário, procure se sentir bem com isso. Não é o que você diz que irá criar algum constrangimento, é como você diz, então... use seu coração e saiba expressar as suas vontades. Mostre que existem razões para você tomar esta atitude. Isso lhe fará muito bem;
      - Fazer trabalho com nutrição correta (menos sal) e uso de ervas.
      - Tire um dia para chorar, para por para fora tudo que te magoou, depois disso, siga adiante com força e determinação;
      - Trabalhe mais para maximizar os elementos terra e fogo.
Óleos Essenciais do Elemento ÁGUA
= calmantes, aumentam a sensibilidade, remetem ao afeto, envolvimento
/ período: maturidade / corpo: etérico / polaridade: YIN
·                     praticamente todos os aromas florais, como ylang ylang, jasmim, rosa, tuberosa, frangipani,camomila, néroli, etc - são calmantes, despertam o envolvimento, "abrem" o coração.
·                     gerânio também, embora quando ligado a aromas calmantes intensifique esse aspecto, mas tenha um tom animador e equilibrador quando puro.
·                     a lavanda, a palmarosa e o pau rosa, são suaves calmantes.
·                     aromas anetolados como erva-doce, funcho, anis e manjericão anis, ajudam a digerir problemas, lembrando cuidado materno e são calmantes também; em sua maioria são essências de ponte alta-média.

           
3)Ar (raciocínio):
Representa a comunicação, a sabedoria e a consciência. Visão, projeção e leveza. Respeitar o elemento ar é atrair sempre para a sua vida o "prana", o aroma saudável, buscar sempre o ar fresco.
Corpo físico: nariz, pele, pulmões e intestino grosso.
A falta deste elemento implica em:
      Dificuldade para se expressar e se comunicar, falta de sabedoria e consciência, dureza, rigidez, falta de visão, pessoa mais ligada ao material.
      "Quem tem falta de elemento ar nunca consegue entender nada, desligado, sem discernimento, memória confusa, não consegue gravar informações com clareza, sempre se engana ao expor um tema. Não tem muitos sonhos, é muito "pé no chão" e realista. Nunca se interessa em aprender nada novo, principalmente, informações intelectuais ou filosóficas. Falta criatividade. Muitas crianças com falta deste elemento são taxadas de dislexas e incapacitadas de aprendizado na escola, mas na maioria das vezes elas possuem múltiplas inteligências e capacidades em outras áreas."
No corpo físico a falta pode causar: 
      Problemas nos nervos e glândulas. 
Dicas para maximizar este elemento dentro de si, escolha 1 ou várias:
      - Ler e ver materiais inspiracionais como livros, filmes e documentários;
      - Todos os tipos de terapias da mente são indicados;
      - Fazer cursos de oratória;
      - Aromaterapia;
      - Acender incensos;
      - Praticar artes;
      - Fazer energização do chakra da garganta;
      - Fazer uma espécie de purificação da mente, pondo para fora escrevendo e depois queimando ou gritando tudo aquilo que te machucou.
O excesso desde elemento implica em:
      "Uma pessoa que tem excesso de ar pensa demais, não consegue dormir por ficar pensando em possíveis problemas e soluções que muitas vezes não justificam, é "áerea", está sempre distraída, tenta falar com a mesma pressa que pensa sonhadora, intelectual ou cheio de devaneios. Vive meio "no mundo da lua". É o tipo esotérico, que sente a energia dos lugares, das pessoas. É bom na conversa, como entende tudo muito rápido, tem preguiça de ouvir explicações longas. Pode sofrer de depressão, obsessões, transtornos mentais e crenças que sufocam."
No corpo físico o excesso pode causar:
      Geralmente apresentam problemas nos nervos e glândulas (enquanto órgãos). Dificuldade de relaxar por hiperatividade mental, insônia, esgotamento que gera impaciência, rinite, sinusite, dor de cabeça constante, acima dos olhos. 
Dicas para minimizar este elemento dentro de si:
      - Praticar mais os elementos fogo e terra;
      - Procurar agir mais e pensar menos;
      - Fazer atividades físicas;
      - Iniciar projetos diversos que tenham início, meio e fim;
      - Praticar mais o ato de ouvir os demais;
      - Aquietar a mente através de meditações e mantras;
      - Respirar calmamente;
      - Viver mais no agora, buscar manter o foco;
      - Utilizar os incensos que são calmantes;
      - Praticar meditação (foco) e fazer exercícios físicos;
      - Fazer um planejamento de vida com etapas, metas, datas e procurar cumprir;
      - Ler o livro "O poder do Agora" de Eckart Tolle.
Óleos Essenciais do Elemento AR
= são equilibrantes, ligados à alegria, à mente/razão/intelecto, ao desapego
/ período=infância / corpo: astral / polaridade: YANG
·                     faz parte aqui todos os cítricos, como limão, bergamota, laranja, tangerina, mandarina e grapefruit, aromas que alegram, equilibram, traz luz - "clareiam" a mente. 
·                     os mentolados e canforados como hortelãs, cânfora, eucaliptos, niaouli, bétula doce, wintergreen ealecrim (cineol e canforado), pela qualidade que possuem de clareza mental, com propriedades bem mais energizantes e revigorantes (fogo) que os cítricos. 
·                     os aromas herbáceos como manjericão verde (doce/linalol) e petitgrain também entram aqui - expressão, equilíbrio. Sálvia Esclaréia tem um efeito hormonal equilibrante, seu aroma lembra  fumaça, tem características do ar e do fogo (secundário).
·                     o tomilho tem a característica de nota alta para média, tem o fogo como segundo elemento forte.
·                     o lavandim, que é mais canforado entra nesta classe, refresca a mente, alivia dores de cabeça, confere ares de liberdade.
·                     capim-limão e citronela em elemento ar só em dosagem baixa - dissipam o pessimismo.
·                     os árboreos e coníferas como abetos, espruces, tea tree e juníperos remetem à liberdade, clareiam o campo emocional. Já o cipreste é quase um enigma, pelo ar trabalha o desapego e é refrescante, alguns autores o classificam como elemento terra e outros como água (regência de plutão) com predomínio yin, como uma essência que é conhecida pela ligação da terra com o céu e com a transição, acredito que o cipreste seja bem "elementar"!  

4)Fogo (vontade):
Representa a intuição, a conexão, a meditação e a magia que transmuta.
Corpo físico: olhos, músculos, tendões, fígado e vesícula
A falta deste elemento implica em:
      Falta de energia, de determinação, de paixão, de magia, de intuição, de força.
      Pode ter depressão, sente frio, é aquele que aperta sua mão sem vontade, com a mão mole. É aquele parente que vai numa festa da família, senta na ponta da mesa, mas ninguém percebe que ele está lá desde o início da festa. Não tem força para nada, é apático, é calado, “sem vida”, sente preguiça, não tem entusiasmo, não acredita na sua força pessoal porque não consegue entrar em contato com o seu guerreiro interior; tem tendência à covardia (medo de enfrentar problemas). Nunca se arrisca no desconhecido.
No corpo físico a falta pode causar: 
      Osteoporose, dentes fracos, falta de circulação nos extremos do corpo (dormências), frio constante, falta de apetite sexual e anemia. 
Dicas para maximizar este elemento dentro de si:
      - Fazer a meditação das cores e/ou usar as cores nos dias          
        Segunda: azul
        Terça: amarela
        Quarta: laranja
        Quinta: violeta
        Sexta: Rosa
        Sábado: verde
        Domingo: branca ou dourada.
      - Estar em equilíbrio com os outros 3, é importante para o fogo, escolha 1 opção de cada acima para maximizar cada elemento e insira em sua rotina, por exemplo: para maximizar terra, aumentar a ingestão de produtos naturais que vem da terra (frutasm verduras e legumes, para maximizar o ar, respire calmamente ou pratique a meditação, para maximizar o elemento água, procure ser mais maleável, mais adaptável ás situações, pois a água se molda, é flexível.
      - Terapia dos cristais;
      - Ingerir alimentos amarelos que representam a energia do sol, como: milho, trigo e mel.
      - Fazer caminhadas quando tiver sol, pois ele representa o elemento fogo;
       - Consumir alimentos quentes e picantes;
      - Acender velas e incensos.
O excesso desde elemento implica em:
      "A pessoa que tem excesso de fogo é inquieta, agitada, tende à excitação constante, não consegue parar nos lugares por muito tempo, é colérica. É aquela que inicia vários cursos e projetos, mas não termina nenhum, atende ao telefone e fala com o colega do lado ao mesmo tempo em que quer fazer uma conta na calculadora. É aquela visita que quando vai embora da sua casa, você sente um alívio porque acha que passou um furacão por lá. É aquele sócio que todo mundo sonha, tem várias idéias e grande capacidade de liderança, muito entusiasmo, mas no meio do caminho larga a sociedade e começa outro negócio, nunca se fixa aos grupos que lidera. São pessoas, muitas vezes, dispersas, por estarem sempre procurando coisas novas. 
No corpo físico o excesso pode causar:
      Sofrer de hipertensão constante, ser libidinoso e nervoso. Briguento, ciumento em excesso.Apresenta problemas de calcificação nas juntas ósseas, pedras na vesícula, nos rins e até no fígado. Infecções avermelhadas e quentes: excesso de fogo.
Dicas para minimizar este elemento dentro de si:
      - Praticar mais os elementos água e ar, escolha acima quais sugestões para maximizar estes elementos você deseja incorporar em sua rotina;
      - Evite alimentos quentes e picantes;
      - Procure ouvir mais, assim você aprenderá coisas novas;
      - Confie mais nas demais pessoas, seja um líder que saiba delegar e confiar;
      - Quando sentir que vai perder a paciência, conte até 10 ou mais, ou comece a fazer cálculos matemáticos de cabeça, funciona, você sai do emocional e vai para o racional;
      - Procure viver mais no agora, curta o momento;
      - Escute músicas de relaxamento;
      - Faça meditação e/ou yoga;
      - Terapia dos cristais e/ou acupuntura.
Óleos Essenciais do Elemento FOGO
= energizantes, tônicas, "quentes", ligados ao erotismo (afrodisíacos)
/ período: juventude / corpo: EU / polaridade: YANG
·                     aromas quentes como canela e cravo da índia tipo folhas (especialmente) - oscila entre nota de base (terra) e média. 
·                     as especiarias, pimenta preta (do reino), cardamomo, gengibre e noz-moscada - também são essências de ponte, mas são ardentes, picantes e estimulam.
·                     o tomilho que foi citado em notas altas, pode ser bem considerado aqui (muita energia yang).
·                     capim-limão e citronela parecem nos remeter ao elemento Ar, mas são picantes e energizantes em dosagem alta, onde se tornam estimulantes.
·                     café torrado e manjericão cravo (eugenol), tônicos e estimulantes.
·                     alecrim que citei acima, pelo aquecimento e como estimulante.
·                     a sálvia esclaréia com elementos de ar e aqui de fogo como secundária (afrodísiaca, intuitiva, eufórica).

5)    Éter (espaço/espírito)
É a junção de ar + fogo. 
O elemento éter/ espaço é extremamente sutil e está relacionado aos nossos espaços macroscópicos e microscópicos. Sem o espaço nada acontece, nenhuma troca é possível e a vida torna-se improvável. Os órgãos, tecidos e células necessitam do espaço para receberem nutrientes e excretarem os dejetos.
A falta deste elemento pode implicar em: 
Uso de drogas e álcool para tentar fugir da dor. Vícios.
Para harmonizar e equilibrar o elemento éter uso terapias que harmonizem a parte etérica/vibracional do corpo esteja mais em contato com a natureza e  pratique meditações, orações, mantras ou...
- Florais: Para tratar o corpo torna-se necessário que a pessoa modifique o seu estado de espírito em relação à doença e em relação à vida, pois a doença não é mais do que o resultado da maneira como a pessoa vê e aceita o mundo à sua volta. Assim, as essências florais procuram melhorar os diversos estados de espírito e ajudar-nos a ver o mundo que nos rodeia de uma maneira mais positiva como uma forma de nos ajudar a evitar ou a combater doenças.
- Reiki: É uma energia inofensiva, sem efeitos colaterais, sem contra indicações, compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento. É prática, segura e eficiente, através da técnica, equilibra os sete centros de força, localizados entre a base da coluna e o alto da cabeça. Quando fazemos uso da energia reiki, estamos aplicando energia-luz, visando recuperar e manter a saúde física, a mental, a emocional e espiritual. É um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar os corpos, criando para o ser um estado de harmonia e obter a Re-ligação com a Divindade.
É seu espírito que rege a sua vida, a sua alma. É ele que traz sentido e valor para a sua vida.
Você estará sempre equilibrado quando você estiver preenchido internamente de amor, alegria, paz, entendimento e consciência do que é. Você é um ser sagrado, búdico, iluminado, perfeito, exatamente como é, independente do que já tenha manifestado de imperfeições, sua natureza está intacta, nada mudará sua origem sagrada e eterna.
E que seu caminho mágico brilhe com muita Luz, Amor, Sabedoria, Alegria, Provisão e Paz.

Agora vamos lá, e agora?
Você  é...
Vata, Pitta ou Kapha???
São denominações baseadas nos 5 elementos e vem da Ayurveda.


Ayurveda = Ciência da Vida

Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional.

Ela busca 3 pontos:

1)    Saúde corpo-mente-espírito;
2)    Preservação da saúde com atitudes diárias;
3)    Despertar espiritual, elevação da consciência.

Em ayurveda o Sol é o início de tudo, é a origem de tudo.

Esta ciência dividiu as pessoas em doshas (3 biotipos): Vata, Pitta e Kapha:

Vata = Éter + Ar
Pitta = Fogo + Água
Kapha = Água + Terra

Faça o teste e veja o seu dosha, biotipo predominante:

Marcar V, P, K
Aspecto da constituição
VATA (V)
PITTA (P)
KAPHA (K)
?
Estrutura física
Pequena
Moderada
Grande
?
Peso
Baixo
Moderado
Robusto
?
Pele
Seca, enrugada, fria, parda, negra
Macia, gordurosa, quente, clara, vermelha, amarela
Compacta, gordurosa, fria, pálida, branca
?
Cabelo
Negro, seco
Liso, oleoso, loiro, ruivo, grisalho, precoce
Grosso, oleoso, ondulado, escuro ou claro
?
Dentes
Saltados, grandes e irregulares
Tamanho moderado, amarelos
Fortes e brancos
?
Olhos
Pequenos, secos, castanhos ou negros
Vivos, penetrantes, verdes, cor mel, grosso
Grandes, atraentes, azuis, sobrancelhas grossas
?
Apetite
Variável
Bom, exagerado, insuportável
Lento mais regular
?
Paladar
Doce, ácido e salgado
Doce, amargo e adstringente
Picante, amargo e adstringente
?
Sede
Variável
Excessiva
Pouca
?
Fezes
Seca, dura, constipada
Pastosa, tendência a diarréia
Consistente, pastosa, volumosa, lenta
?
Atividade física
Muito ativa
Moderada
Letárgica
?
Mente
Agitava, ativa
Agressiva, inteligente
Calma, lenta
?
Temperamento emocional
Tímido, inseguro, imprevisível
Agressivo, irritado, ciumento
Calmo, ambicioso, apegado
?
Instável
Fanático
Constante
?
Memória
Memória recente boa, memória distante pobre
Aguda
Lenta e prolongada
?
Sonhos
Terríveis, assustados, rápidos
Ardentes, irritantes, sobre violência, guerra
Auqáticos, em rio, oceano, lago, nadando, românticos
?
Sono
Escasso, interrompido
Pouco mais profundo
Pesado, prolongado
?
Discurso
Ágil
Inteligente e incisivo
Lento, monótono

Total
Quantos x?
Quantos x?
Quantos x?

Veja onde mais existirem marcações e obterá a predominância de seu biotipo atual.
Saiba que quando seu corpo muda, seu dosha pode mudar automaticamente também.

Detalhes de cada dosha/biotipo:

1)    VATA:
§  Mente inquieta e imaginativa
§  Rápido, magro, tamanho pequeno
§  4/7 de todas as desordens são de origem VATA.
§  Em excesso causa:
§  secura, debilidade, frio, tremor, prisão de ventre, insônia, desorientação, agitação, confusão, depressão.
§  Tratamento:
§  disciplina, consciência, ritmo, caminhar descalço.
§  Meditação, yoga, natação
§  Comida quente, sopa, cremes, comidas doces e salgadas
§  Sabores que favorecem: amargo, adstringente e picante
§  Autoestima e consciência

2)    PITTA:
§  Inventores e gênios
§  Função de selecionar na natureza
§  Cabelo branco prematuro, pele suave, perfeccionista, irritável, crítico, corpo médio.
§  Conecta vata e kafta através da transformação
§  2/7 das desordens são de origem PITTA
§  Em excesso conduz a:
§   pigmentação anormal, sensação de calor, desordens do sono.
§  Tratamento:
§  Necessita de calma e moderação, ambiente frio e seco.
§  Evitar comidas quentes, gordurosas, ácidas, muito sal e álcool.
§  Sabores que favorecem: doce, amargo e adstringente
§  Sabores que deve evitar: ácido, picante e salgado
§  Atividades: natação, hidroginástica, tai chi, atividades não competitivas
§  Trabalhar a humildade e a paciência

3)    KAPHA:
§  Entrega o princípio da estrutura e coesão
§  Mente tranquila e constante, memória boa a longo prazo, dificilmente alterável
§  Kapha convida a viver o presente
§  O perdão é feito pro kapha
§  1/7 das desordens são d eorigem kapha
§  Em excesso:
§  Reduz a capacidade digestiva, causa náuseas, lentidão, inércia, palidez, calafrio, tosse, sono excessivo
§  Tratamento:
§  Estímulo, cores quentes, rotina revigorante, essências cítricas, comida leve e quente, crocante e picante
§  Sabores que favorecem: picante, amargo e adstringente
§  Sabores que deve evitar: doce, salgado e ácido
§  Precisa ter uma agenda onde registra tudo para poder se organizar
§  Precisa trabalhar a disciplina e a ação

Os doshas são intolerantes a:

- Pitta = ignorância (burrice)
- Vatta = lentidão
- kapha = pressão
O tempo de execução de um projeto irrita Vata e o processo irrita Pitta.
Pitta + kapha são as melhores pessoas para lidar com finanças.


Como aprende cada dosha:

- Pitta: quando é convidado a pensar, filosofar e investigar
- Kapha: visual, visceral, prático, pensa com as mãos, experimentando
- Vatta: amplo, muda o assunto, é dinâmico

Sabores e elementos:

Vamos rever e depois analisar a combinação:

Vata = Éter + Ar
Pitta = Fogo + Água
Kapha = Água + Terra
Doce = terra e água
Ácido = fogo e terra
Salgado = fogo e água
Picante = fogo e ar
Amargo = ar e éter
Adstringente = ar e terra

Os 5 sentidos e os elementos

Éter = audição
Ar = tato
Fogo = visão
Água = paladar
Terra = olfato

Você pode ser apenas 1: Pitta, Vata ou Kapha
ou combinações: Vata-Pitta, Kapha–Pitta ou Kapha–Vata–Pitta, etc...)
Conheça-se melhor, faça uso dos elementos da natureza e tudo ao seu redor, melhorará...

E por hoje é só...

Bjs

"A vida te trata do jeito que você se trata."
...

Um comentário:

  1. Amei o tema. Fiz o teste, sou Kapha, é incrível como as descriçõe batem. Vou ficar mais atenta ao uso dos elementos da natureza. Já melhorei nas escolhas de cores, graças ao seu post que li a respeito do Condor Blanco, e senti grande diferença.
    Obrigada por tantas informações maravilhosas, que você sempre compartilha conosco..

    Bjux!!!!

    Feliz e abençoadísssimo 2013!!!!

    ResponderExcluir

"Toda reforma foi em algum tempo uma simples opinião particular." (Ralph Waldo Emerson)