9.8.12

293: Aprendizagens maravilhosas



"Alguns povos antigos sempre se valeram dos elementos da natureza como amigos, utilizando a Sabedoria dos Ventos, a Paciência dos Riachos, a Fortaleza dos Campos e a Luz das Fogueiras para viver, predizer, orientar, acalmar e se harmonizar, sem medir forças com o mundo, mas viver em harmonia dentro dele."


Olá!
Fui no seminário que comentei na publicação anterior. Estou sem palavras para descrever esta experiência.
Sinceramente, me sinto honrada por ter tido a oportunidade de participar de um grupo tão especial de pessoas mágicas e iluminadas.
Tive uma "tarefa de casa" após o seminário: escrever os 33 principais aprendizados e enviar para eles por email. 





Pretendo compartilhá-los com vocês logo abaixo.
Sei que são extremamente pessoais, cada mulher saiu com uma opinião diferente, mas este contato mais com a natureza e seus elementos foi simplesmente transformador e quero poder exemplificar uma parte de tudo o que aprendi.
Por muitos anos usei a ciência para fazer esta reconexão com o sagrado e sei que me ajudou muito, amo todos os temas sobre neurociência, poder do pensamento, física quântica, etc... Mas faltava algo.




O curso abriu novos caminhos parar mim, pois eu estava muito técnica/científica/racional; precisava deste lado mais sutil/delicado/vivo da natureza divina:


33 pontos seminário Kai Woman / aprendizagem:






1) MULHERES AMIGAS DE VERDADE: conheci mulheres jovens, lindas, queridas e inteligentes que se abrem e criam fortes laços de amor, amizade, companheirismo e evolução mútua. Há muito amor, respeito e harmonia. Não há comparação, competição nem fofoca. LINDO!!!


2) CONTATO COM A NATUREZA: Eu estava precisando resgatar este contato. Quando era criança e adolescente, vivi numa casa com muito verde, jardim, flores, horta, árvores e muitos animais. Mas há 2 décadas vivo num apartamento no Centro da cidade grande. Tenho sorte de ter uma bela vista e poder apreciar a paisagem e o por do sol, mas faltava o "verde" e eu não tinha percebido isso tão claramente. Estou me preparando para me mudar para uma casa este ano e vou visitar mais a nossa casa na praia. Natureza é força, vida, energia, valeu!!!


3) DESPERTAR O LADO FEMININO: Senti muito forte a necessidade de me liberar mais, principalmente nas danças tão dinâmicas, femininas e mágicas. Antes de conhecer Kai Woman eu pensava que estava muito bem trabalhado meu lado feminino, mas recentemente percebi que faltava algo. Muito obrigada! Gosto cada vez mais das danças e vou me soltar mais para que toda a minha essência feminina aflore. Viva a dança!!!


4) ECOLOGIA / MEIO AMBIENTE / SUSTENTABILIDADE: O vídeo: "A história das coisas" foi um grande "wake up call". Percebi que o que eu estava fazendo não era suficiente. Preciso fazer mais nesta área, ser um agente de mudança imediatamente, alimentando uma revolução em toda a maneira de pensar e agir da sociedade atual. Pretendo começar conhecendo mais sobre Kai Forest, descobrindo como e onde posso ser mais útil à humanidade. Muito importante!!!


5) CICLOS DA LUA: Estava "de lua" (naqueles dias) durante todo o seminário/workshop. Não sei dizer até onde isso influenciou, mas senti que algumas práticas mexeram muito comigo. Fiquei ainda mais sensível. Me senti mais aberta, porém menos "forte/extrovertida". Parecia que eu queria mais me purificar do que manifestar força e poder pessoal. Mas agora que conheço mais sobre isso, já programei a pílula para as fases mais apropriadas de agora em diante. Aliás, usarei este conhecimento para tudo: novos projetos, cursos, viagens, purificação, mudanças, desapego, etc. Adorei e estou cada vez mais apaixonada pela lua cheia. Amei as explicações das diferentes fases e do que elas significam para nós. Pretendo começar novos projetos e meus livros na lua nova, despertar mais meu lado espiritual na lua cheia, utilizar a minguante para finalizar etapas, etc.


6) CHAKRAS: Eu conhecia muito pouco sobre isso. Percebi que meu "ponto fraco" era o plexo solar. Precisava trabalhar mais meu lado corajoso/guerreira/persistente. Revi meu projeto de vida e voltei com mais força para a academia e também estou voltando a correr mais. Nada neste mundo me fará desistir dos meus sonhos. Sei que eles só dependem de mim.


7) CIRCULAÇÃO SANGUINEA: Tenho uma saúde maravilhosa, mas se tivesse que mudar algo seria a questão de que sentia muito frio nos pés e nas mãos. Já comecei a fazer os "escalda pés" com água quente 20 min e depois água fria 2 minutos. Estou no 7o. dia e vou fazer por 21 dias. Valeu a dica! Sei que melhorará toda a minha circulação.


8) AUTOESTIMA: Muitas vezes confundimos autoestima com vaidade excessiva, futilidade, exagero e então por medo de errar, acabamos descuidando de nós mesmos e de nosso amor próprio. Buscar este equilíbrio é essencial e sinto que através dos ensinamentos de kai woman isso será possível. Estou procurando me elogiar mais e me aceitar mais, porém é um processo, sei que levará um tempo, mas está em processo de manifestação. Farei o possível para ter mais autoestima e então compartilharei os resultados para que mais mulheres se sintam assim. Autoestima não é ego, é amor próprio. Maravilhoso!!!


9) MISSÃO DA MULHER: Quando temos consciência disso, levamos uma vida mais plena de sentido e valor. Também vivemos mais felizes pois somos guiadas por uma força maior, capaz de transformar a nossa vida em algo fantástico. Isso ocorre quando nos conhecemos profundamente, quando entendemos porque estamos aqui, compreedemos nossa força, importância, nossa origem sagrada e sabemos do que somos capazes. O seminário me fez refletir novamente sobre isso. Amor incondicional e tantas outras coisas. Primordial!!!


10) PODER DA MULHER: Transformar o mundo num lugar melhor, mais feliz, mais pacífico e encantador. Curar. Amar. Gerar uma vida. Ser luz. Reconectar as pessoas com a natureza e muito mais. Outro aspecto muito importante, pois nos faz perceber que apesar de tão desvalorizada em algumas sociedades, a mulher ê realmente muito poderosa e estar ciente disso nos dá ânimo para usar de modo correto este poder transformador. Consciência.


11) CORES: amo as cores. Todas elas, mas quando "ganhei" uns quilos a mais, comecei a usar muita roupa preta, pois dizem que "emagrece". Quando ouvi a explicação das cores, resolvi mudar isso. Passarei a cuidar mais deste lado. Das cores em casa, cores de roupa e também de jóias. Amei a explicação e já estou colocando em prática. Muito obrigada!!!


12) SABER DIZER SIM/NÃO MAIS ASSERTIVIDADE: Esta prática foi uma das mais fortes para mim, pois fui educada para me anular e ceder. Raramente eu conseguia dizer não quando queria dizer sim e vice-versa. Senti que quando o exercício acabou eu estava diferente. "Descarregamos" tantas coisas ali, boas e ruins. Foi maravilhoso poder gritar para o universo que tenho personalidade, que consigo me posicionar com segurança e assertividade. Será um processo, mas sinto que já dei o passo principal e continuarei seguindo nesta direção. E também foi lindo ouvir e falar tantas coisas belas para as outras mulheres para encorajá-las. Maravilhoso!!!


13) SABER O QUE QUER E AGIR SEM CEDER: Fantástico o exercício de escolher uma mulher rapidamente para a nova dinâmica. Mostra não apenas que devemos saber o que queremos, mas devemos agir rapidamente em busca de nossos objetivos sem se anular. Devemos desapegar ou se adaptar apenas quando o que não conseguimos não tem importância. Foco, ação, comprometimento, análise das prioridades, desapego, autoestima, sucesso, realização, conquistar seu merecido espaço. Genial!!!


14) ALIMENTAÇÃO: gosto de todos os alimentos, mas esta área da minha vida estava precisando de mais atenção. O coffee break foi delicioso e me fez mudar um pouco a alimentação pois percebi que tantas coisas deliciosas são naturais. Diminuí os alimentos industrializados e aumentei as frutas, verduras e legumes. Amei saber que os produtos naturais contem o "prana" a energia do sol e nos fazem muito bem. Também estou escolhendo os alimentos de acordo com as cores. Viva a saúde.


15) VIVER NO AGORA: Mesmo após ler "O poder do agora", de Eckart Tolle, muitas vezes me pego divagando entre passado e futuro. Em vários momentos do seminário consegui focar 100% no agora, principalmente durante a arte com argila. Adorei... Naquele momento parecia que só existia eu e a argila, me concentrei totalmente, foi muito forte e mágico. Pretendo trabalhar mais com este tipo de arte em casa. Já estou com argila e amei saber que ela nos traz a força curativa da terra.


16) ECOLOGIA DA MULHER: Descobri que preciso trabalhar mais meus elementos terra e fogo. Meu lado guerreira/decidida. Como costumo beber 3 litros de água por dia e gosto de respirar com calma e sentir os aromas dos incensos, creio que os elementos água e ar estão bem equilibrados.  Muito interessante reconhecer a força que a natureza exerce sobre nós e muitas vezes desconhecemos e ignoramos.


17) DESAPEGO / DOAÇÃO DE ROUPAS/SAPATOS/OBJETOS: Costumo fazer o exercício proposto todo verão e inverno. Mas senti que a Larisha propos colocar mais amor no momento da doação imaginando que a pessoa que vai receber cada peça de roupa, a receberá com amor e será útil para ela. Lindo! Faltava isso para mim, colocar mais amor nas peças, mais energia.  "Feng shui" interno e externo.


18) RIR: realizar tarefas ecológicas (e outras) com a mesma alegria com que realizamos tarefas que amamos. Amar o processo de melhorar o planeta. Sorrir para tudo. Aceitar os desafios com a alma feliz.


19) 5 SENTIDOS: Estar mais presente, mais focada em tudo o que se passa ao meu redor. Perceber o ambiente e o outro. Os meus sentidos... Maximizar as sensações, saborear a vida com mais prazer e presença. Ver, sentir, cheirar, degustar, tocar, ouvir a vida tão mágica e rica que me cerca. Experimentar os sentidos como se fosse a primeira vez, foi muito lindo este exercício.


20) ANULAR O EGO/ TER AUTOESTIMA: Se fortalecer internamente para não apenas estar bem ao receber feedback (críticas), mas para saber que não devemos nos chatear por isso. É o ego que sofre e ele deve ser ignorado.


21) COMO OLHAR PARA UMA MULHER: Olhar para aquele ser mágico na sua frente (qualquer mulher) e procurar ver a sua essência, seu eu verdadeiro, seu espírito imortal e não o ser físico e perene. Sem rótulos. Página em branco. Lindo exercício.


22) HONESTIDADE/AUTENTICIDADE: Grande exercício para mim. Sempre pensei que pessoas muito honestas eram rudes e egoístas. Estou revendo meus conceitos, afinal existem muitas maneiras de dizermos algo, mesmo que seja algo desagradável para quem ouve. Praticarei ser mais autêntica. Será um processo interessante, mas sei que estou conseguindo e que será maravilhoso para mim.


23) ESPONTANEIDADE: algo que eu havia perdido um pouco. Estou recuperando. É preciso se sentir "segura", confortável, num ambiente acolhedor em que não temos receio de críticas e julgamentos. Neste local, com estas pessoas é tão mais fácil. Liberador!


24) SER LIVRE: está ligado com a citação acima. Se soltar mais, deixar fluir, eliminar o receio da opinião alheia. Ser mais autêntica e criativa. Desapegar dos padrões de comportamento, deixar o lado irracional te guiar, a intuição... Belíssimo!


25) ORGANIZAÇÃO/PRIORIDADES: organizar a minha vida utilizando uma escala de valores para tudo aquilo que realmente importa em todas as áreas. Estou vivendo de acordo com meus princípios e valores? Estou deixando meu legado? Vivo priorizando o que realmente importa? Ceio que sim. E as reuniões e o seminário tem me ajudado ainda mais a focar nisso.


26) EQUILÍBRIO: tudo na vida exige esforço para que possamos conquistar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Precisamos conhecer mais os ensinamentos da natureza, pois ela nos recarrega, nos fortalece. Estou procurando conhecer mais sobre os 4 elementos para eu poder equilibrar todas as forças dentro de mim.


27) MEDITAÇÃO: meditar mais, respirar profundamente, liberar a mente racional, controladora, que tanto nos prejudica. Curtir mais o silêncio, ouvir nosso espírito. Conversar com nosso deus interior. Transcender. Ouvir o universo. Amar a "voz" do silêncio.


28) ME ABRIR MAIS PARA O NOVO: Conheci muitas religiões e filosofias e achava que já tinha quase todas as respostas. Foi maravilhoso me abrir para o novo e conhecer esta nova filosofia tão encantadora. Já estou me deliciando nos livros. Mas existem coisas que discordo. Será o meu ego?


29) PROSPERIDADE: É muito bom ver que este assunto é tratado sem dogmas ou tabus. Vivemos numa sociedade capitalista e o que podemos fazer é transformá-la com nosso exemplo. Podemos ser prósperos de modo correto. Merecemos ter abundância. Com equilíbrio e responsabilidade podemos usar nossos recursos para o bem comum. Fantástico. (tirei do livro "El paraiso de la abundancia", do criador desta filosofia de vida, ele se chama Suryavan Solar).


30) LIDERANÇA: Gostei de ser a líder do meu quarteto. Excelente exercício. É uma preparação para a correta auto liderança, pois a transformação que queremos no mundo começa com a gente.


31) ELOGIOS: Em cada prática que devemos elogiar alguém preparamos nossa visão para ver o lado belo e positivo das pessoas e da vida. Lindo!!!


32) PONTUALIDADE: sou pontual e gosto de ser assim. Gostei da tatefa em que tínhamos que ligar para as colegas para que chegassem no encontro no horário combinado. Muitas vezes eu esperava que as pessoas não se atrasassem, a partir de agora serei mais insistente e proativa. Vou telefonar e perguntar, parece cobrança mas as vezez ela é necessária e a líder tem que fazer o possível para que as coisas funcionem corretamente. Valeu!!!


33) O QUE VOCÊ É???... Quando ninguém está olhando? Fora deste corpo físico? Sem seus traumas do passado e medos futuros? Estas perguntas são tão poderosas pois nos fazem transcender todo o mundo material, nos reconectando com tudo aquilo que importa, que é eterno, que traduz nossa verdadeira essência. Somos luz, energia, amor, sabedoria universal. Somos seres sagrados. Perfeitos. Insubstituíveis. A auto manifestação de Deus. Somos muito mais do que a matéria é capaz de transmitir e descobrir/sentir isso é um processo para se chegar um dia à iluminação. Farei o possível.

Aprendi tudo isso e muito mais... Não é incrível?!





E para finalizar, os mandamentos xamânicos:






Os Quinze Mandamentos Dos Índios Americanos

Todos os povos dos quatro cantos da terra têm os seus dez mandamentos. No entanto, é interessante notarmos que os índios americanos possuem uma outra maneira de ver as coisas. De fato, ao lermos as suas regras de boa conduta neste planeta, reparamos em três aspectos que diferem e bem do Antigo Testamento: em primeiro lugar, estes mandamentos não são ordens, são conselhos. O tom é otimista, positivo. Os índios acreditavam (e acreditam) que a Humanidade não precisa de um chicote para aprender a ser boa. Reparem que a palavra não é evitada o mais possível; em segundo lugar, dá-se relevância ao crescimento interior do próprio indivíduo. Este deve respeitar o grupo mas continua a ser um ser humano com ideias próprias e uma personalidade única; por fim, a Mãe Natureza faz parte da nossa existência e sem ela não somos nada nem ninguém.
E depois eles é que eram os selvagens…






Código de Ética dos Índios Americanos

1-Levante com o Sol para orar.
Ore sozinho. Ore com frequência.
O Grande Espírito o escutará, se você ao menos falar.

2-Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho.
A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza,
originam-se de uma alma perdida.
Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.

3-Procure conhecer-se por si mesmo.
Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada e somente sua.
Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.

4-Trate os convidados em seu lar com muita consideração.
Sirva-os o melhor alimento, a melhor cama
e trate-os com respeito e honra.

5-Não tome o que não é seu.
Seja de uma pessoa, da comunidade,
da natureza, ou da cultura.
Se não lhe foi dado, não é seu.

6-Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra.
Sejam elas pessoas, plantas ou animais.
Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas.

7-Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite.
Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal.
Nunca fale dos outros de uma maneira má.
A energia negativa que você colocar para fora no universo,
voltará multiplicada a você.
Todas as pessoas cometem erros.
E todos os erros podem ser perdoados.





8-Pensamentos maus causam doenças da mente,
do corpo e do espírito.

Pratique o otimismo.

9-A natureza não é para nós, ela é uma parte de nós.
Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.
As crianças são as sementes do nosso futuro.
Plante amor nos seus corações e regue com sabedoria e lições da vida.
Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam.

10-Evite machucar os corações das pessoas.
O veneno da dor causada a outros, retornará a você.

11-Seja sincero e verdadeiro em todas as situações.
A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo.

12-Mantenha-se equilibrado. 

Seu corpo Espiritual, seu corpo Mental, seu corpo Emocional e seu corpo Físico:
todos necessitam de ser fortes, puros e saudáveis.
Trabalhe o seu corpo Físico para fortalecer o seu corpo Mental.
Enriqueça o seu corpo Espiritual para curar o seu corpo Emocional.

13-Comece sendo verdadeiro consigo mesmo.
Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.

14-Respeite outras crenças religiosas.
Não force suas crenças sobre os outros.

15-Compartilhe sua boa fortuna com os outros.
Participe com caridade.

CONSELHO INDÍGENA INTER-TRIBAL NORTE AMERICANO



Lindo não?

E agora, se quiser conhecer um pouco mais sobre a maravilhosa flor de lótus, siga abaixo:



As Flores de Lótus, também conhecidas como Lótus-Egípcio, Lótus-Sagrado e Lótus-da-Índia, simbolizam expansão e elevação espiritual. As raízes do lótus ficam na lama e o caule cresce e destaca-se da sujeira e a flor desabrocha acima da água, em busca da luz.

É considerada sagrada na Ásia por se voltar para o leste ao nascer e prestar honras ao nascer do sol. No Antigo Egito, tinha significado de “renascimento” por ser símbolo da morte e ressurreição de Osíris. Uma citação que diz“Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição” está no Livro dos Mortos.

O significado de “criação e sol” se deve ao fato da flor submergir no rio durante a noite e emergir e florescer novamente durante o dia. A Flor de Lótus é uma importante figura no Hinduísmo e no Budismo.

No Hinduísmo, está relacionada à criação do universo devido ao fato de Brahma, criador do mundo, ter nascido de uma lótus.


No Budismo, representa um dos oito símbolos mais promissores do ensino budista. Vários budistas e monges, na meditação, imaginam flores de lótus surgindo embaixo dos seus pés enquanto andam. Desse jeito, estariam espalhando a compaixão e o amor de Buda. É associada ao Buda porque este está sentado sobre uma flor durante sua floração ou está com ela nas mãos. Um famoso mantra budista (“Om mani podme hum”), que significa “Brilhante a jóia no lótus”, representa a flor que se destaca formosa e bonita em um ambiente pouco propício. Em ambas as religiões, a Flor de Lótus representa o despertar espiritual da vida e da iluminação. Na Índia, é sinônimo de riqueza, fertilidade, pureza e conhecimento.

Já na China, simboliza divindade, perfeição e beleza.


Até breve!!!

...