28.7.11

109: Perdoar um erro é diferente de esquecê-lo



Se você errou, peça desculpas...

É difícil perdoar?
Mas quem disse que é fácil se arrepender?

Se você sente algo diga...

É difícil se abrir?
Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar?

Se alguém reclama de você, ouça...

É difícil ouvir certas coisas?
Mas quem disse que é fácil ouvir você?

Se alguém te ama, ame-o...

É difícil entregar-se?
Mas quem disse que é fácil ser feliz?

Nem tudo é fácil na vida...
Mas, com certeza, nada é impossível...


Cecília Meireles 

Olá!

Sou uma pessoa muito perfeccionista e sofro com isso. Exijo muito de mim e consequentemente, das pessoas ao meu redor também. Existem ao menos duas pessoas com as quais este exercício tem sido bastante desafiador ultimamente. Muitas vezes acabo ficando magoada comigo mesma e/ou com outras pessoas e confesso, nem sempre consigo perdoar com facilidade, mas adoraria conseguir fazer isso.



Creio que perdoar é algo primordial para a felicidade e saúde da mente e do corpo. Ontem comentei indiretamente sobre o perdão e hoje acabei "por acaso" achando esta reportagem abaixo e gostei. É sobre o mesmo tema. Lá vou eu fazer mais orações, afinal muitas vezes escrevo aqui um tema que serve acima de tudo para eu modificar o meu comportamento.

"Errar é humano;
perdoar, divino."
Alexander Pope


"Perdoar um erro é diferente de esquecê-lo"
Especialistas dizem que é fundamental aprender a perdoar para conviver em uma sociedade cheia de conflitos, como a nossa
Cauê Muraro, especial para o iG



O recente caso das irmãs Josely e Juliana Oliveira, encontradas mortas em 28 de março na cidade de Cunha, interior de São Paulo, chamou a atenção não só pela brutalidade da ocorrência, mas também pelas declarações do pai. Ainda no velório das adolescentes, que estavam desaparecidas havia cinco dias, o trabalhador rural José Benedito de Oliveira, 57, disse que perdoava o assassino das filhas.

Por mais espantoso que possa parecer aos olhos de muita gente, o gesto é representativo, em alguma medida, do papel que o perdão cumpre em nossa vida. “O perdão é algo próprio do ser humano. E, por mais que se pense que ele é um tipo de sentimento, temos diversas evidências na ciência de que também faz parte da dimensão biológica. E a dimensão social interfere bastante”, avalia o psicobiólogo Ricardo Monezi, pesquisador da área de medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Se o perdão não acontece verdadeiramente, fica um ressentimento que talvez seja nocivo. Diante da possibilidade da repetição do comportamento reprovável por parte da outra pessoa a quem foi concedido o perdão (por causa de uma traição, por exemplo), existe o risco de que se desencadeie um quadro de ansiedade ou depressão em quem perdoou mas não conseguiu superar o ocorrido. “Daí para doença de dimensão biológica pode ser um pulo”, afirma Ricardo.

O padre Valeriano dos Santos Costa, diretor da faculdade de teologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), considera que a convivência civil está, de alguma forma, condicionada ao ato de perdoar. “Ele estabelece, por natureza, uma abertura entre quem cometeu a falta e quem foi ofendido. Isso constitui uma maneira também de se viver em sociedade. Se isso não existisse, seria um desastre para o processo civilizatório.”

Sensação de bem-estar
Três anos atrás, a cabeleireira Felicia Higa, de São Paulo (SP), separou-se oficialmente do marido, num casamento que fracassara já tinha uma década, pelo menos. “Meu ex-marido me tratou de uma maneira que nenhuma mulher merece, me magoou muito, sofri”, recorda. Foram 20 anos de união que, uma vez desfeita, rendeu outros problemas: a sogra de Felicia a pressionava por sua saída de casa e a acusava de ser responsável por uma doença do sogro.

“Apesar disso, eu a chamei para conversar. Aquela situação não poderia continuar, prejudicaria minha filha e meu filho também”, conta Felicia. “Depois da reunião, eu perdoei. Não tenho mágoa dela, nem do meu ex-marido. Não foi fácil, mas passei a me sentir mais leve e, a partir dali, muitas portas se abriram para mim, aprendi muita coisa. Mudei de casa e de trabalho também. E penso: por que não saí antes de lá?”

A história de Felicia mostra as dimensões pelas quais passa o perdão, conforme falava Ricardo Monezi. De acordo com ele, diversos estudos conseguem indicar áreas do cérebro relacionadas à elaboração do perdão. Quanto ao processamento das emoções, ele está, do ponto de vista biológico, muito próximo de outro sentimento, a compaixão.

Hoje em dia, a ciência vem demonstrando que as pessoas que geralmente exercitam o sentimento de perdoar têm uma melhor qualidade de vida. E existem indícios na literatura médica mostrando que, ao perdoarmos, temos sensação de bem-estar. Isso poderia ser correlacionado à liberação de substâncias químicas. “É como se você, quando pratica o perdão, recebesse uma recompensa do seu cérebro”, exemplifica Monezi.

Além da biologia
Impossível, no entanto, definir o perdão como algo puramente biológico, prossegue o psicobiólogo. Um dos pontos chave do perdão é de natureza psicológica. Não se trata de alguma coisa que deva ser vivida simplesmente em níveis fisiológicos. “Você não vai conseguir perdoar apenas verbalizando, com palavras como ‘eu te perdoo’. Perdoar é buscar um entendimento de que o erro também faz parte do ser humano. E que você, como um ser humano, poderia ter cometido o mesmo erro”, afirma Ricardo Monezi.

Assim, perdoar sem compreender seria uma contradição. E tomar o perdão como sinônimo de esquecimento pode trazer danos. O esquecimento não possibilitaria qualquer aprendizado acerca de ética, de moral ou mesmo de crença. “O perdão é a forma mais eficaz de lidar com ofensas que causam mágoas num relacionamento humano e comunitário”, observa o teólogo Valeriano dos Santos Costa.

A contadora Priscilla Braga Gomes Ferreira, de Belo Horizonte (MG), tem experimentado o quanto esse componente de franqueza interfere no perdão. Até ela completar dez anos de idade, o pai era uma figura que ela considerava exemplar no convívio com a família. Mas então ele começou a beber em excesso – e ao longo das duas décadas seguintes a relação dele com Priscilla e os dois irmãos foi prejudicada. “Não é que ele nos agredia, isso não chegou a acontecer. Mas ficava muito agressivo verbalmente. Era difícil de suportar, mesmo ele sendo uma boa pessoa.”

Não chegou a existir uma briga definitiva, afirma Priscilla, tampouco ausência de afeto. “Tem dois anos que meu pai parou de beber. Eu já não lembrava nem mais como era conversar com ele. Passamos anos e anos sem isso. A gente se evitava. Na época, eu estava magoada, mas hoje não guardo nenhum rancor. O sentimento não é de raiva, é de felicidade, alívio. E hoje conseguimos conversar sobre isso.”

O conceito de perdão, naturalmente, é variável – como são variáveis as culturas. Necessitamos contabilizar, ainda, as questões religiosas. A única constante é que sem ele as relações ficam mais complicadas, o que vale para família, trabalho etc. Na medida em que não existimos sem conflito, o perdão é fundamental, na visão de especialistas.


Faça o teste: Você sabe perdoar? Clique no link e descubra:




Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois

Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois

Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois

Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois

Mário Quintana


 


...


27.7.11

108: Sou dona do meu destino, comandante da minha alma


"O amor da democracia é o da igualdade."
Barão de Montesquieu

Olá!
Esses dias assisti novamente ao filme "Invictus" (2009), história real sobre o início de governo do meu maravilhoso ícone: Nelson Mandela. Confesso que me emocionei tanto quanto na primeira vez. Este filme é baseado no livro "Conquistando o Inimigo" de John Carlin. O "inimigo" de Mandela neste caso era a minoria "branca" e poderosa da África do Sul.





Ouvimos muito sobre o regime "Apartheid", mas vendo o filme, ele ganha uma nova dimensão e conseguimos parcialmente imaginar o quão desafiador o trabalho do ex Presidente Nelson Mandela foi, especialmente logo após ser eleito. Ele precisa encarar o desafio de implantar um regime mais democrático num país completamente dividido e à beira de uma guerra civil.


Através do rugby, Mandela inicia algo aparentemente impossível, estabelecer a união de uma nação tão dividida e aparentemente "diferente". Vou colocar alguns fatos sobre o apartheid, mas se desejar, vá direto para os parágrafos mais abaixo, pois existem citações no filme que valem MUITO a pena! Algumas frases do Mandela ecoaram na minha alma e espero poder um dia viver como ele, sem mágoa em relação aos que o prejudicaram (27 anos preso) e principalmente sem jamais desistir dos desafios.




O apartheid (separação) foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca. A segregação racial na África do Sul teve início ainda no período colonial, mas o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948. A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos").


A partir de 1958, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas chamadas de bantusões, quatro das quais se tornariam estados independentes de fato. À essa altura, o governo já havia segregado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.

Mandela visitando a pequena cela em que ficou preso por 27 anos

O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. Uma série de revoltas populares e protestos causaram o banimento da oposição e a detenção de líderes anti-apartheid. Conforme a desordem se espalhava e se tornava mais violenta, as organizações estatais respondiam com o aumento da repressão e da violência.


Reformas no regime durante a década de 1980 não conseguiram conter a crescente oposição, e em 1990 o presidente Frederik Willem de Klerk iniciou negociações para acabar com o apartheid, o que culminou com a realização de eleições multirraciais e democráticas em 1994, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Nelson Mandela.




Citações do filme:

Ao perguntarem porque razão ele deveria perdoar as pessoas que o prejudicaram por tantos anos, Mandela respondeu:

O perdão liberta a alma. Ele remove o medo. Por esta razão é uma "arma" tão poderosa.




Conversando com o capitão do time de rugby que estava indo muito mal no campeonato:

Nelson Mandela: Como você inspira seu time a fazer o melhor?

Francois Pienaar (capitão): Pelo exemplo, eu sempre pensei em liderar através do meu exemplo, senhor presidente. 

Nelson Mandela: Bem, isto é certo. Totalmente certo. Mas como fazemos com que eles possam ser ainda melhores do que pensam que podem ser? Isto é muito difícil, eu creio. Através de inspiração, talvez. Como inspiramos (motivamos) a nós mesmos para a grandeza (o melhor) quando nada menos do que isso irá nos satisfazer? Como inspiramos todas as pessoas ao nosso redor? Às vezes eu creio que funciona usando o trabalho de outras pessoas. ... Eu tenho um poema que me ajudou muito quando estava na prisão.

"Invictus"
Autor: William E Henley
Tradutor: André C S Masini

Do fundo desta noite que persiste 
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer Deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o horror das trevas se divisa; 
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.


Versão original

Out of the night that covers me,
Black as the pit from pole to pole,
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.

In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud.
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed.

Beyond this place of wrath and tears
Looms but the Horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds and shall find me unafraid.

It matters not how strait the gate,
How charged with punishment the scroll,
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, também podem ser ensinadas a amar."
Nelson Mandela


Creio que poucos seres humanos nos deram um exemplo tão grande de amor e perdão como ele, por esta razão, esta é a minha reflexão de hoje. Perdão!
 Mas o perdão "completo", perdoando a todas as pessoas, coisas e fatos e principalmente a nós mesmos.
Já publiquei a oração do perdão, então fica a dica de algumas leituras anteriores:


37: Revelação divina da grande harmonia:



45: Oração para perdoar o próximo:



46: Oração para perdoar a si mesmo:





...


26.7.11

107: Três meses para formar um hábito

"Por mais humilde que seja, um bom trabalho inspira uma sensação de vitória."

(Jack Kemp)


Olá!
Agora é exatamente 01:33h e estou trabalhando (conversando) com um contato na China, então confesso que estou excepcionalmente sem tempo para escrever algo mais elaborado. Achei uma reportagem que gostei e vou colar aqui, ok?


"Somos o que fazemos repetidamente.
Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito."
(Aristóteles)


Reportagem da Revista Scientific American - Mente Cérebro



"Três meses para formar um hábito"

Deixar de repetir o comportamento por um ou dois dias não invalida o processo, desde que em seguida a atividade seja retomada


"É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã."
(Confúcio)

Hábitos consolidados demandam pouco esforço consciente: agimos sem nem mesmo nos dar conta de grande parte das coisas que fazemos.

Mas criar um comportamento novo não é assim tão fácil.
Cientistas e mesmo a maioria das pessoas sabem que introjetar condicionamentos requer tempo e insistência.
O que ninguém sabia era quanto tempo esse condicionamento exigia.


Em busca dessa resposta, a psicóloga Phillippa Lally, da Universidade College, de Londres, pediu a 96 alunos de graduação que adquirissem um hábito em 12 semanas repetindo diariamente um comportamento saudável, como beber uma garrafa de água durante determinado período.


Os resultados, publicados em European Journal of Social Psychology, sugerem que os hábitos precisam de muito mais tempo para se instalar do que pensavam inicialmente os pesquisadores: em média três meses, mas esse tempo pode ser bem maior, dependendo da pessoa e do hábito que se deseja adquirir.


Outra constatação do estudo ajuda a diminuir o desconforto daqueles que querem adquirir comportamentos mas eventualmente interrompem o processo de condicionamento: deixar de repetir a tarefa por um ou dois dias não invalida o processo, desde que em seguida a prática seja retomada com regularidade.

"Hábitos são mais seguros que regras; 
você não precisa segui-los.
E você não precisa mantê-los tampouco.
Eles mantém você."
(Frank Crane)



Quais hábitos você gostaria de mudar (eliminar/inserir)? 

...


25.7.11

106: Conversando com os "espíritos"?

"Espírito é realidade dominada. O que se afasta da realidade não é espírito."
(Hugo von Hofmannsthal)

Olá!
Não sou como o menino do filme "Sexto sentido", que fala ao personagem do Bruce Willis: "I see dead people!" (Eu vejo pessoas mortas) e sofre muito com isso.
Porém, desde a minha infância, tenho uma sensação de estar cercada por consciências sem matéria física, ou corpo carnal. 
E você, já sentiu algo similar?



Não gosto muito da palavra espírito porque Hollywood de certa forma fez um grande desfavor ao colocar tanto medo dos "mortos". Imagine o dia que você passar para o plano espiritual e se for possível, desejar "visitar" a sua família para ver como estão, você acha que seria algo parecido com o que ocorre nos filmes de terror? Com certeza não! Sua natureza não muda, você não viria para aterrorizar ninguém, certo?!


 

Eu não tenho medo de espíritos. Há muitos anos acho/sinto que meu avô materno (Sr Lourival Rumbeslperger) é um dos meus inseparáveis anjos protetores. Converso mentalmente com ele e com outros conhecidos, mas não os vejo. Sinto uma presença angelical, uma aura de harmonia, às vezes sinto algum tipo de perfume e muitas vezes também sinto um leve toque em meu rosto, quase como se fosse um carinho. É uma sensação indescritível. Talvez eu pudesse associar à sensação de paz de espírito, harmonia, amor universal.



Percebo que frequentemente a reposta da minha "comunicação" vem através de um email, uma oração, um sonho, um telefonema, um filme, um livro ou uma forte intuição. O resultado é uma sensação de proteção, de orientação, independente do tamanho do desafio (ou desafios) pelos quais eu esteja passando.
Será que estou imaginando esta "comunicação/proteção/orientação"?
Talvez... mas e se eu não estiver?



Na semana passada, na quinta-feira eu pedi à Deus que eu pudesse me encontrar em meus sonhos com o meu pai, meus antepassados e os antepassados do meu amor. Eu queria saber se eles tiveram alguma participação na nossa união, uma vez que foi para eles que pedi que enviassem um companheiro de vida bem especial. E sabe o que aconteceu?



Acordei com a sensação de que estive com meu pai, meus antepassados e os antepassados dele (do meu amor). Eles me confidenciaram algumas coisas que eu não tinha como saber. Imaginei? Inventei algo só para satisfazer uma vontade (carência) do meu ego? Porém, como a sensação era de paz, de amor, de proteção, fiquei tão empolgada com a possibilidade que imediatamente contatei o meu amor e disse a ele o que havia ocorrido. Adivinhe o que ele me disse? 



Nas palavras dele: "Sonhei com minha mãe biológica hoje e isso nunca aconteceu antes, falamos sobre várias coisas." Vou omitir o que ela disse à ele, pois não sei se ele gostaria que eu comentasse aqui. Novamente eu me pergunto: apenas coincidência? Talvez... mas ficamos muito felizes com a possibilidade de ter realmente ocorrido uma comunicação "simultânea" com nossos antepassados.



Eu disse ao meu pai que se fosse realmente verdade queria que ele me enviasse um sinal bem claro de que ele estava de certa forma me guiando, me protegendo e os nossos antepassados também (meu e do meu amor). Eu também queria saber se ele estava orgulhoso da maneira como tenho conduzido a minha vida. Pois ele era uma pessoa muito correta.



Entrei na internet e recebi um pedido para me adicionar no facebook de uma pessoa chamada Tica Montana (comentei ontem sobre ela). Era uma amiga de infância e adolescência da minha terra natal (Guarapuava). Só que eu não falava com ela há mais de 2 décadas. Ela me escreveu dizendo que queria saber como eu estava, se eu lembrava dela e que tinha uma eterna gratidão ao meu pai e começou a falar sobre ele sem parar. Eu não sabia nada sobre esses fatos. Falou coisas tão lindas que eu não tive como não chorar de emoção. Ela foi um anjo para me trazer uma resposta do meu paizinho ou apenas mais uma coincidência?



Não sei se devo expor a vida dela aqui, mas ela teve uma vida bastante desafiadora e pelo que ela conta meu pai foi uma espécie de "anjo" na vida dela, foi amigo, chefe e às vezes, pai... Mas o que me chamou a atenção foi que ela me disse assim que meu pai sentia orgulho da família! Era exatamente o que eu mais queria "ouvir" dos meus anjos protetores.



Na verdade vou colar exatamente o que ela me escreveu para garantir que estou fazendo jus a mensagem enviada por ela, mas colocarei apenas as partes que não comentam diretamente sobre a vida dela, pois não sei como ela se sentiria em relação à isso. Passei a mensagem na íntegra apenas para a minha família. Aqui vão algumas partes.





Fiquei sabendo que seu pai estava doente e só me avisaram que ele estava aqui em Curitiba apos ele falecer, fiquei muito triste, pois gostava muito dele e foi alguém muito especial em minha vida!!!... Quando eu fiz estágio no Banco do Brasil ele conversava muito comigo e me aconselhava, geralmente ele me acompanhava até em casa porque ficava preocupado de eu ir embora a pé sozinha, ia conversando comigo até a esquina de minha casa, hoje agradeço aos conselhos "de pai " que ele me dava, pois dizia que eu venceria na vida e todos os obstáculos seriam derrubados se eu agisse com dissernimento!!! Ele foi muito importante para minha vida pessoal e profissional também!!!

...

Um dia seu pai me perguntou o que ele poderia dar para sua filha de presente, não sei se era para você ou sua irmã, ai eu disse para ele dar uma boneca, bem linda, com cabelos longos, que eu gostaria muito que meu pai tivesse me dado um dia uma boneca assim, e ele encheu os olhos de água e falou que as vezes ele era um pai muito distante... que tinha medo de magoar os filhos como ele foi magoado, que ele sempre procurava fazer tudo e dar tudo o que ele não teve, mas não sabia se o que ele fazia era da maneira correta ou fazia o correto....

...

Ele falava sempre com muito carinho de sua mãe, ele a amava mais que tudo na vida e dizia que foi o alicerce da vida dele, que tudo que ele era , foi devido a ela. Ela o aceitou como ele era e sempre o amou também, era muito lindo ouvir ele falando... eu contei para ele que nunca tinha namorado, ele dizia que não era para eu ter pressa, que eu ainda era uma menina e que tinha que estudar e cuidar do Miguelitto e que na hora certa viria um homem de boa família para casar comigo... me aconselhava não dar bola para a piazada, que muitos queriam só se aproveitar e fazer maldade...seu pai era mais que um amigão!!!

...

O último dia (no Banco do Brasil) foi o dia do meu aniversário e fizeram uma festa surpresa para mim, acho que foi a primeira da minha vida, eu fiquei e fico muito emocionada até hoje, pois estava lá seu pai e seu Brito que me acompanharam junto com todo o pessoal, eu comecei a chorar e todo mundo chorou junto, pois apesar de eu ser do jeito que eu era eles me entendiam e sabiam o porque eu era assim. Seu Pai me aconselhou aquele dia a ir atrás dos meus sonhos e da forma mais correta possivel vencer e vencer sempre!!!
...

Passados muitos anos encontrei seu pai na porta do Banco, ele nem me reconheceu, estava de terno e salto alto, toda elegante e ele ficou muito feliz e perguntou se eu estava feliz,,,, eu disse que estava realizada, mas feliz não sabia dizer... ele falou que então eu não tinha completado o ciclo e precisaria focar nos meus objetivos...

...

Esta noite eu o vi espiritualmente em meus sonhos
(a mesma noite que eu sonhei), estava sem barriga e sem óculos e sorria feliz, estava de branco e seu rosto rejuvenescido, aonde eu sempre vejo meu Pai e as outras pessoas que partiram!!!
Tenha certeza que seu papai está te vendo todos os dias e as vezes está mais perto de você do que imagina!!!


Novamente eu me pergunto:
Apenas mais algumas coincidências? Talvez...
Mas prefiro acreditar que tenho muitos anjos na minha vida, alguns em carne e osso e outros não. Para ser sincera, existem mais fatos ocorrendo nos últimos dias, o que me faz pensar que seria quase impossível serem meras coincidências. Só sei que estou MUITO feliz!


Sei que a vida sempre me trará desafios, mas saber que tenho uns anjos guias tão especiais e "próximos" me traz uma espécie de "segurança", pois não estou sozinha e com o auxílio deles, o melhor sempre ocorrerá. O mais difícil é estar num estado receptivo para captar as respostas, mesmo quando elas não são tão favoráveis ao nosso "ego", não é verdade? 
E você? Acredita em "seus anjos"?


"Oração ao anjo protetor"

Amigo sagrado escolhido por Deus,
eu abro meu coração, minha mente e minha vida para Você!

Sei que Você me acompanha desde o dia de meu nascimento, ou talvez desde antes mesmo de eu ter esta forma física.

Eu amo Você, por Sua constância e o tempo que dedica à mim e indiretamente aos meus familiares e amigos.

Eu Lhe agradeço, porque Sua vida só tem uma meta: 
me guiar.

Eu O abençôo, porque Você é parte do poder de Deus, expressão de Seu Amor incondicional e infinito.

Divino aliado, faça com que eu possa compreender que nunca estou sozinho(a).

Que eu vença a tristeza, o desespero, a carência, a autocrítica, o mau humor, os vícios, a depressão, a raiva ou o medo com a simples invocação da Sua presença.

Que eu possa superar todas as minhas inseguranças, confiando em Seu amparo incondicional, feito sempre com uma infinita sabedoria.

Que eu elimine de toda a minha mente consciente e subconsciente os sentimentos negativos, sabendo que Você está sempre do meu lado para me apoiar quando desperto meu desejo para o bem e procuro orientação.

Permita que eu olhe Sua face para compreender e amar todo o meu passado e para eu confiar tranquilamente no meu futuro.

Muito obrigado(a) por eu estar conseguindo viver meu presente como um(a) verdadeiro(a) Filho(a) de Deus.

Sei que Você não espera perfeição de mim, apenas que eu jamais desista dos meus sonhos e que peça perdão à mim mesmo e aos outros quando eu sentir que poderia ter agido melhor.


Com a Sua ajuda eu perdôo a todas as pessoas, coisas e fatos, especialmente eu me perdôo! 

Eu me aceito, me aprovo e me amo incondicionalmente, sem ego. 

E todas as pessoas também me aceitam, me aprovam e me amam incondicionalmente, também sem ego.


Estou aprendendo que não preciso ver o mundo como um campo de batalha, as pessoas são minhas amigas, são meus irmãos nesta caminhada espiritual.


No passado eu sofri e visualizei um mundo frio e competitivo e isso se concretizou em minha vida.


Mas isso está mudando, pois com a Sua ajuda, sinto que o Universo inteiro pode ser meu amigo, pois é assim que eu o verei e através do poder do meu pensamento, então é assim que a minha Vida se manifestará de agora em diante.


Semelhantes se atraem e atrairei o bem, o amor, a vida, a alegria, a minha evolução.

Eu me concentro nesse eterno "agora" que é a forma humana de abordar o infinito e fazer todos os milagres se concretizarem em minha Vida.

Neste exato momento, através desta oração, eu e Você estamos completamente unidos, em perfeita sintonia.

Todos os meus desafios estão sendo superados com a Sua ajuda e o auxílio de muitos seres sagrados. 

Eu me entrego à estes seres de luz; eu me entrego completamente com a certeza de que tudo está melhorando.

"Invisível" companheiro, que eu seja capaz de sentir fortemente Sua presença na minha vida, para compreendê-Lo e amá-Lo cada dia mais e seguir esta caminhada rumo à minha evolução espiritual.

Eu e Você somos um só ser, somos Amor, Provisão, Vida, Alegria e Sabedoria de Deus.

Eu estou me colocando em processo de sentir a Sua presença cada vez mais forte em minha vida, pois confio em Sua sagrada missão junto à mim.

Sei que nos próximos dias muitas coisas que estavam pendentes há muito tempo poderão se acertar.

Tudo o que não estava em seu devido lugar irá se transformar aos poucos (ou rapidamente) e minha vida ganhará um novo sentido; mais belo, completo e significativo. 

Eu permito que muitas bênçãos cheguem até mim, aceito as mudanças pois sei que serão para a minha felicidade e para a felicidade das pessoas ao meu redor.

Sempre que possível, me envie um sinal de que está comigo e que estou captando a Sua orientação, pois de onde Você está, consegue com a ajuda de meus antepassados saber o que é melhor pra mim em todas as áreas e quero fazer o meu melhor.

Espero poder encontrá-Lo em meus sonhos e receber  respostas cada vez mais claras e elevadas, que me conduzirão à verdadeira felicidade da alma.

Muito obrigado(a) por tudo que fez por mim até hoje, pelo que está fazendo e pelo que ainda fará.

Um dia nos reencontraremos e será uma grande festa, pois sei que terei uma vida abençoada, plena, espiritualizada e feliz...

Esta oração já foi atendida!

Que assim seja sempre, amém!

"Aquilo a que chamamos espírito parece-me muito mais material do que aquilo a que chamamos matéria;
sinto a minha alma mais manifesta e mais sensível do que o meu corpo."
(Miguel de Unamuno)


...