"Usamos os espelhos para ver o rosto e a arte para ver a alma."
(George Bernard Shaw)
Olá!
Sei que este planeta é imenso, mas quem mora aqui em Curitiba teve com certeza um dia lindo e ensolarado este domingo. No final da tarde tive mais uma vez o privilegio de apreciar o por do sol da minha janela e foi um espetáculo.
Tenho uma bela vista do meu apartamento pois é alto e não tem nenhum prédio na frente, dá para enxergar longe. Às vezes deito no sofá e fico apenas olhando para o céu. Sinto uma paz imensa. Desligo a TV e apenas tento captar aquele momento sentindo paz. Como se fosse uma meditação. Poder sentir isso morando no centro de uma grande cidade não tem preço.
Não acredito em coincidências e percebi que pela primeira vez aqui no blog, escolhi três imagens que continham a cor laranja, então fiquei curiosa pois já estudei um pouco sobre cromoterapia. Comentarei mais sobre este tema abaixo. Acho que esta cor reflete perfeitamente meu estado de espírito atual:
O significado do laranja
O laranja é uma cor alegre.
Esta cor libera as emoções negativas, nos faz sentirmos menos inseguros, menos penosos, mais compreensivos com os defeitos dos outros e contribui à vontade de perdoar.
O laranja estimula a mente, renova a fé na vida e é o perfeito antidepressivo.
É ideal para o espírito. A cor damasco ou pêssego é ideal para os nervos.
A cor laranja está associada ao signo de Leão.
As palavras chaves da cor laranja são: energia, alegria, felicidade, atração, criatividade.
Esta cor libera as emoções negativas, nos faz sentirmos menos inseguros, menos penosos, mais compreensivos com os defeitos dos outros e contribui à vontade de perdoar.
O laranja estimula a mente, renova a fé na vida e é o perfeito antidepressivo.
É ideal para o espírito. A cor damasco ou pêssego é ideal para os nervos.
A cor laranja está associada ao signo de Leão.
As palavras chaves da cor laranja são: energia, alegria, felicidade, atração, criatividade.
Quer saber mais sobre cromoterapia?
A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.
Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.
Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.
Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria.
Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora. Cromoterapia é um tratamento terapeutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza. As técnicas descritas aqui, podem ser utilizadas no tratamento das moléstias conforme tabela (na opção "tratamento").
Para essa técnica utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, colocamos água potável, envolvendo-o com papel colorido (na cor recomendada conforme tabela de tratamento).
• A exposição ao sol deverá ser de, no mínimo, 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido.
• Deverá ser tomado dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir.
A duração desta técnica de tratamento extende-se até a melhora do sintoma.
Essa técnica também pode ser usada com óleo de amêndoas para massagens locais (apenas uso externo).
Luz de Lâmpadas Coloridas
Nessa técnica utilizamos um bastão com bocal para lâmpada, escolhemos uma lâmpada de 25Watts com a cor estabelecida na tabela de tratamento.
Aplicamos em movimentos circulares, sentido horário, numa distância de 5cm da pele. Essa exposição deve ser por um perído de 5 minutos, uma vez ao dia, até o desaparecimento dos sintomas.
• Aplicação da luz azul para problema muscular e no tratamento das articulações;
• Aplicação de luz amarela para tratamento do fígado;
• Luz verde para infecções;
Alimentação Natural
Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem sua devida importância na harmonização do nosso sistema. Para isso, devemos selecionar alimentos que têm sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterápico.
Exemplo: se estiver tratando com a cor amarela, procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade.
Mentalização das Cores
Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.
Contato com a Natureza
Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário que esvaziemos a mente do estresse diário para tanto, o contado com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E por hoje é só...
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos."
(Mahatma Gandhi)
...










































